A avaliação informal e o processo de ensino - aprendizagem
Fernanda Radomille Gonçalves
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP G596a
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
48 f.
Orientador: Luiz Carlos de Freitas
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Constituíram objetivo central desta pesquisa conhecer, compreender e analisar os mecanismos de avaliação que ocorrem em uma sala de aula, relacionados ao processo de ensino aprendizagem, enfatizando principalmente a existência de dois tipos de avaliação: avaliação fomial (práticas utilizadas...
Ver mais
Resumo: Constituíram objetivo central desta pesquisa conhecer, compreender e analisar os mecanismos de avaliação que ocorrem em uma sala de aula, relacionados ao processo de ensino aprendizagem, enfatizando principalmente a existência de dois tipos de avaliação: avaliação fomial (práticas utilizadas para oficializar uma avaliação usando a nota) e a avaliação informal ("juízos de valor" que o professor constrói sobre o aluno, pertencentes a um plano assistemático e invisível) e as possíveis relações entre uma e outra. Este estudo se caracteriza por ser uma pesquisa qualitativa de natureza observacional, tendo por objeto de estudo a sala de aula, mais especificamente a eficácia do processo de ensino aprendizagem e o resultado final da avaliação formal em relação à avaliação infonnal que permeia todo esse processo. Os dados apresentados nesta pesquisa foram coletados através da observação com a utilização de uma pauta estruturada, elaborada por STUARDO (2004), que permitiu observar na prática docente como o professor organiza o seu trabalho pedagógico diário, levando em conta a heterogeneidade dos alunos em relação ao seu tempo de aprendizagem e nível em que cada um se encontra. As observações foram realizadas em aulas inteiras (do início ao num total de 8 dias altemados o que permitiu verificar variadas situações de avaliação informal (inclusive a relacionada ao nível sócio econômico do aluno) e a maneira positiva ou negativa como o professor se utiliza dessas no encaminhamento do seu trabalho pedagógico diário
Ver menos
Abstract: Not informed
A avaliação informal e o processo de ensino - aprendizagem
Fernanda Radomille Gonçalves
A avaliação informal e o processo de ensino - aprendizagem
Fernanda Radomille Gonçalves
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra