Os saberes e fazeres das professoras de bebes : construindo pontes entre teoria e a pratica
Rosineide Santos da Silva
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP Si38s
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
82f. : il.
Orientador: Ana Archangelo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
A presente pesquisa é um estudo sobre a construção da prática das professoras que atuam especificamente no módulo berçário, com crianças na faixa etária de 2 meses e meio a um ano, na Creche Área de Saúde / UNICAMP. O interesse em pesquisar as práticas das professoras deriva das modificações e...
Ver mais
A presente pesquisa é um estudo sobre a construção da prática das professoras que atuam especificamente no módulo berçário, com crianças na faixa etária de 2 meses e meio a um ano, na Creche Área de Saúde / UNICAMP. O interesse em pesquisar as práticas das professoras deriva das modificações e transformações do seu papel neste espaço de educação em decorrência da Constituição de 1988 que coloca as creche e as pré-escolas como primeira etapa da educação básica e a Lei 9694/96 que passa a exigir formação com habilitação do magistério para atuar em creches. O estudo apresenta os modos de ser e viver destas crianças no espaço da creche sob o olhar observador dos registros e das falas das professoras que aprendem no cotidiano da instituição a construir uma identidade própria que respeite as especificidades desta faixa etária, norteadas pela indissociabilidade do cuidar e educar. A pesquisa pauta-se em referenciais teóricos ligados a temática da educação infantil, como os estudos de FARIA (1999), PALMEN (2001,2005), FAGUNDES (1997), TRISTÃO (2004). Conta também com alguns autores da proposta italiana para educação infantil como: MANTOVANNI (1998), EDWARDS (1999), ONGARI e MOLINA (2003) e outros... Em suma, a pesquisa objetiva contribuir com pesquisas e reflexões para aquelas (es) que trabalham com esta faixa etária, revelando a profissão, que mesmo sendo da área de Educação, como salienta FARIA (2003) não dá aula, não tem alunos e se baseia na observação para acompanhar o crescimento da criança
Ver menos
Os saberes e fazeres das professoras de bebes : construindo pontes entre teoria e a pratica
Rosineide Santos da Silva
Os saberes e fazeres das professoras de bebes : construindo pontes entre teoria e a pratica
Rosineide Santos da Silva
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra