Alfabetização com letra bastão : por que sim? por que não?
Josiane Nunes Goncalves
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP G586a
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
57 f.
Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Minha pesquisa foi feita a partir de um questionamento que surgiu durante minha prática escolar em uma escola da rede pública da rede municipal da cidade de Hortolandia, a respeito do ensino da leitura e da escrita nas séries iniciais , bem como se dava o processo de apresentação das letras contidas...
Ver mais
Minha pesquisa foi feita a partir de um questionamento que surgiu durante minha prática escolar em uma escola da rede pública da rede municipal da cidade de Hortolandia, a respeito do ensino da leitura e da escrita nas séries iniciais , bem como se dava o processo de apresentação das letras contidas em nosso alfabeto para a aquisição dos códigos escritos e ainda quantos alfabetos faziam parte desse processo. Busqueí entender porque determinados alunos, foram alfabetizadas com apenas um tipo de letra no caso, a letra de forma maiúscula, conhecida também como "letra bastão", nas séries iniciais, onde as demais letras eram deixadas de lado no inicio do processo de alfabetização. Considerando que estes alunos eram minha responsabilidade no sentido de alfabetiza-los de forma efetiva (compreender as escritas existentes em nosso cotidiano), uma vez que já estavam na terceira série, iniciei um processo de alfabetização voltado para a forma das letras, partindo do pressuposto de que a escrita é conteúdo e forma e que devem ser ensinadas. Em busca de uma fundamentação teorica, fiz um levantamento sobre a historia da alfabetização chegando até seus atuais conceitos, para uma maior compreensão sobre meu tema. Meu objetivo, portanto, foi analisar como as crianças compreendem as formas de escrita oferecida no processo de alfabetização a qual são submetidas no espaço escolar e as relações estabelecidas com estas, fora da escola e compreender a importância de ensinar as diferenças e as relações existentes em nossos alfabetos. Usei como metodologia observações e entrevistas em sala de aula das escritas e leituras dos alunos atraves de atividades dadas na sala de aula e entrevistas com as mesmas a respeito de como compreendiam as atividades propostas de leitura e escrita. Ao iongo de minha pesquisa pude perceber que tema é bastante complexo e polêmico, onde inúmeras pesquisas vem contribuindo para que o processo de alfabetização aconteça de forma significatiua, considerando a necessidade de apropriação da leitura e da escrita para um individuo que vive numa sociedade como a nossa - centrada na leitura e na escrita
Ver menos
Alfabetização com letra bastão : por que sim? por que não?
Josiane Nunes Goncalves
Alfabetização com letra bastão : por que sim? por que não?
Josiane Nunes Goncalves
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra