Educação fisica para pessoas com deficiencia : mecanismos de avaliação nas intituições de Campinas
Thais Duarte Esnarriaga
TCC
Português
TCC/UNICAMP Es56e
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
60 p.
Orientador: Jose Julio Gavião de Almeida
Trabalho de conclusao de curso (graduacao) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educacao Fisica
Resumo: A avaliação é um tema bastante polêmico na área de Educação Física. Embora existam muitas discussões e trabalhos acerca da metodologia de ensino da Educação Física, a avaliação continua sendo sinônimo de: seleção e classificação de alunos conforme o desempenho, atribuição de notas aos alunos...
Ver mais
Resumo: A avaliação é um tema bastante polêmico na área de Educação Física. Embora existam muitas discussões e trabalhos acerca da metodologia de ensino da Educação Física, a avaliação continua sendo sinônimo de: seleção e classificação de alunos conforme o desempenho, atribuição de notas aos alunos de acordo com a freqüência e participação nas aulas, ou ainda, utilização de testes de aptidão e de habilidades. Na Educação Física Adaptada, a situação não é muito diferente. Existem poucas discussões a respeito do processo de avaliação, e quando existem, limitam-se à aplicação de testes de habilidades ou estudos específicos de determinadas necessidades especiais. Pouco se estuda a respeito da importância da avaliação no planejamento pedagógico do professor para garantir que as metas educacionais sejam atingidas. O estudo realizado tem como objetivos identificar, através da pesquisa de campo, quais são os instrumentos e mecanismos de avaliação adotados pelos professores de Educação Física Adaptada atuantes nas Escolas Especiais da cidade de Campinas-SP. Procuramos identificar quão freqüentemente os professores realizam o processo de avaliação, quais seus objetivos, e como são utilizadas as informações obtidas
Ver menos
Abstract: The evaluation is a very polemical theme in physical education. Although there are a lot of discussions and dissertations about the methodology of teaching in physical education, the evaluation continues be seen as synonym of: selection and ranking accordant the performance shown,...
Ver mais
Abstract: The evaluation is a very polemical theme in physical education. Although there are a lot of discussions and dissertations about the methodology of teaching in physical education, the evaluation continues be seen as synonym of: selection and ranking accordant the performance shown, attribution of grades to the students based on attendance and participation in class, or utilization of capacity and skills tests. In Adapted Physical Education the situation is not very different. There are a few discussions about the process of evaluation and it is limited on testing skills of specific studies about some special needs. Almost nothing is studied about the importance of evaluation in teacher's pedagogical plan to assure that the educational goals can be reached. The study have been the purpose of identify, based in field research, the instruments and devices of evaluation used by the teachers of Adapted Physical Education who are teaching at Special Schools in the city of Campinas-SP. It also tries to identify how frequently the teachers apply the process of evaluation, what's the objective and what is done with the information obtained.
Ver menos
Ver menos
Educação fisica para pessoas com deficiencia : mecanismos de avaliação nas intituições de Campinas
Thais Duarte Esnarriaga
Educação fisica para pessoas com deficiencia : mecanismos de avaliação nas intituições de Campinas
Thais Duarte Esnarriaga
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra