Educação fisica escolar e a depressão
Lisandra Bragotto Bertanha
TCC
Português
TCC/UNICAMP B461e
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
41 p.
Orientador : Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes Tavares
Trabalho de conclusao de curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educacao Fisica
Resumo: A depressão é uma doença afetiva ou um transtorno do humor que atinge o corpo como um todo. Sua causa é multifatorial e prejudica o desempenho normal das funções da pessoa. Esta pesquisa teve o objetivo de refletir sobre as relações que as experiências na educação física escolar podem...
Ver mais
Resumo: A depressão é uma doença afetiva ou um transtorno do humor que atinge o corpo como um todo. Sua causa é multifatorial e prejudica o desempenho normal das funções da pessoa. Esta pesquisa teve o objetivo de refletir sobre as relações que as experiências na educação física escolar podem proporcionar e o desenvolvimento e tratamento da depressão a partir de uma revisão de literatura e um trabalho de campo realizado nos CAPS (Centro de Atenção Psico Social) de Campinas. A revisão bibliográfica foi feita a partir das bases de dados Scielo e Biblioteca Digital da Unicamp, tendo como resultado 857 trabalhos. Após a análise dos mesmos, é possível afirmar que a depressão atualmente é considerada um problema de saúde pública, com alta incidência e que a prática de atividades físicas pode ser considerada um adjunto aos tratamentos normalmente adotados, resultando no aumento da qualidade de vida dos pacientes. Através de um questionário, na pesquisa de campo, vimos que apenas um paciente pratica atividades físicas atualmente. A maioria dos pacientes apontou que se sentem muito desmotivados para tal. Outro motivo para a falta de atividades físicas foi à falta de tempo de dinheiro. Concluímos que a atuação do profissional de educação física é importante tanto em instituições de saúde quanto no âmbito escolar para o tratamento e prevenção da depressão
Ver menos
Abstract: Depression is am affect desease or a moody transtorn wich involves the hole body. Its cause is multifactioral and it damages people's normal function. This research had as aim, to reflect about relationships that physical education experiences in school can give and the development and...
Ver mais
Abstract: Depression is am affect desease or a moody transtorn wich involves the hole body. Its cause is multifactioral and it damages people's normal function. This research had as aim, to reflect about relationships that physical education experiences in school can give and the development and treatment of depression from a literature review and hands on work at CAPS (Centro de Atenção Psico Social) de Campinas. The literature review was done from dates found at Scielo and Unicamp's Digital Library, having as a result 857 articles. Through those avaliations it's possible to say that depression now a days is consider a public health problem with high incidence and that physical activity can be considered a link to usual treatments, resulting in an increase in patients life quality. Throughout a questionnaire, on the hands on work, we could see that only one patient used to do physical activity. Most patients showed desmotivation toward physical activity. Other reason to the lack of physical activity was lack of time and money. We have concluded that physical educator professional is important not only in mental health institutes but also at school to treat and to avoid depression
Ver menos
Educação fisica escolar e a depressão
Lisandra Bragotto Bertanha
Educação fisica escolar e a depressão
Lisandra Bragotto Bertanha
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra