Brincando no hospital : contribuições da educação fisica atraves do desenvolvimento de atividades para crianças com disfunção neuromotora
Valeria Ribeiro de Souza Fiorin
TCC
Português
TCC/UNICAMP F513b
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
66 p.
Orientador : Edison Duarte
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: O ambiente hospitalar pode trazer prejuízos ao desenvolvimento infantil quando se torna rotina na vida da criança desde seu nascimento. Podemos citar como fatores prejudiciais mais significativos: a hostilidade do local, as intervenções médicas e terapêuticas, a própria rotina, o afastamento...
Ver mais
Resumo: O ambiente hospitalar pode trazer prejuízos ao desenvolvimento infantil quando se torna rotina na vida da criança desde seu nascimento. Podemos citar como fatores prejudiciais mais significativos: a hostilidade do local, as intervenções médicas e terapêuticas, a própria rotina, o afastamento do convívio familiar e a imposição técnico-científica sobre o saber infantil. As crianças com Disfunção Neuromotora (DN), enfrentam essa rotina por apresentarem um quadro clínico que necessita de cuidados especiais. O brincar sendo considerado uma necessidade da criança dentro de seu desenvolvimento foi inserido nesse ambiente como um recurso para minimizar esses fatores, por meio da criação de um espaço de atividades e sua adaptação de acordo com as necessidades apresentadas pelas crianças, para que pudessem vivenciar brincadeiras no ambiente hospitalar. A presente pesquisa teve por objetivo analisar possíveis mudanças de comportamento ocorridas nas crianças, após as atividades lúdicas, através da percepção de seus responsáveis. Na pesquisa de cunho qualitativo, utilizamos um questionário aplicado a seis responsáveis, que assiduamente acompanhavam seus filhos ao hospital. Os dados obtidos foram analisados a partir da teoria ecológica do desenvolvimento humano {Bronfenbrenner, 2002). Os resultados constataram alteração no comportamento das crianças, relacionada ao ambiente hospitalar, na sua relação com o brincar e na relação entre "mãe-filho". Com este estudo fizemos uma avaliação da contribuição da brincadeira, inserida em outro contexto, para o desenvolvimento infantil de crianças com DN, ampliando dessa forma a área de atuação do profissional de Educação Física, sob uma nova perspectiva dentro do ambiente hospitalar
Ver menos
Abstract: Hospitals environment can bring damages to the infantile development when routine in the life of the child becomes since its birth. We can cite the most significant harmful factors: places's hostility, medical and therapeutical interventions, routine, the removal of the familiar...
Ver mais
Abstract: Hospitals environment can bring damages to the infantile development when routine in the life of the child becomes since its birth. We can cite the most significant harmful factors: places's hostility, medical and therapeutical interventions, routine, the removal of the familiar conviviality and the technician-scientific imposition on infantile knowing. The children with Disfunção Neuromotora (DN), have a routine that needs special cares. Playing is being considered a children necessity to develop themselves and it was inserted in them environment as a resource to minimize these factors. A space of activities was created according to necessities presented for the children where they could live deeply tricks in the hospital environment. The goal of the research was analyze changes possibilities occured after the playful activities, through the perception of its responsible ones. Through the research, we applied a questionnaire for six people, that assiduamente their children in the hospital. The data had been analyzed from the ecological theory of the human development (Bronfenbrenner, 2002). The results had evidenced alteration in the behavior of the children related to the hospital environment, and also, in the relation between "mother-son". The research made an evaluation of contribution that playing when inserted in another context can help the development of children with DN, extending the area for Physical Education professionals, under a new perspective inside of the hospital environment
Ver menos
Ver menos
Brincando no hospital : contribuições da educação fisica atraves do desenvolvimento de atividades para crianças com disfunção neuromotora
Valeria Ribeiro de Souza Fiorin
Brincando no hospital : contribuições da educação fisica atraves do desenvolvimento de atividades para crianças com disfunção neuromotora
Valeria Ribeiro de Souza Fiorin
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra