A avaliação na educação fisica escolar : uma comparação entre as escolas tradicional e ciclada
Josiane Tavares Diniz
TCC
Português
TCC/UNICAMP D615a
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
35 p.
Orientador : Silvia Cristina Franco do Amaral
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: O desenvolvimento de estudos, na área de educação, tem revelado a importância da avaliação no contexto escolar e para a sociedade. As discussões e publicações recentes nesta área têm fomentado estudos que buscam compreender e relacionar os processos avaliativos, suas representações e funções...
Ver mais
Resumo: O desenvolvimento de estudos, na área de educação, tem revelado a importância da avaliação no contexto escolar e para a sociedade. As discussões e publicações recentes nesta área têm fomentado estudos que buscam compreender e relacionar os processos avaliativos, suas representações e funções sociais. No presente trabalho, realizou-se uma análise comparativa entre as escolas tradicional e ciciada, pensando em corno se daria a avaliação na Educação Física a partir destas duas perspectivas. Para desenvolver o estudo foi essencial analisar as estruturas escolares: currículo, base teórica, metodologia de ensino, projeto político-pedagógico; bem como, as funções sociais exercidas por estas escolas e as relações construídas por elas no cotidiano escolar. Como resultado deste estudo verificou-se que a avaliação em Educação Física, realizada por essas escolas, utiliza instrumentos avaliativos semelhantes, tais como: a presença em aula, a auto-avaliação e a performance dos alunos, e também aulas teóricas e testes escritos, entretanto, a avaliação realizada pela escola tradicional é orientada para a seleção e classificação dos discentes, diferentemente da escola ciciada, cuja avaliação é orientada para o desenvolvimento da aprendizagem e para a formação de indivíduos socialmente ativos e autônomos, capazes de refletir sobre a própria prática e sobre a realidade social a qual pertencem
Ver menos
Abstract: The development of studies, in the education area, has disclosed the importance of the evaluation in the pertaining to school context and for the society. The recent quarrels and publications in this area have fomented studies that they search to understand and to relate the avaliativos...
Ver mais
Abstract: The development of studies, in the education area, has disclosed the importance of the evaluation in the pertaining to school context and for the society. The recent quarrels and publications in this area have fomented studies that they search to understand and to relate the avaliativos processes, its social representations and functions. In the present work, a comparative analysis between the schools traditional and ciciada was become fullfilled, thinking about as if it would give to the evaluation in the Physical Education from these two perspectives. To develop the study it was essential to analyze the pertaining to school structures: resume, theoretical base, methodology of education, politician-pedagogical project; as well as, the social functions exerted by these schools and the relations constructed for them in the daily pertaining to school. As result of this study was verified that the evaluation in Physical Education, carried through for these schools, uses similar avaliativos instruments, such as: the presence in lesson, the auto-evaluation and the performance of the pupils, and also theoretical lessons and written tests, however, the evaluation carried through for the traditional school are guided for the election and classification of the leaming, differently of the ciciada school, whose evaluation is guided for the development of the leaming and the formation of active and socially independent individuais, capable to reflect on proper the practical one and the social reality which belong
Ver menos
Ver menos
A avaliação na educação fisica escolar : uma comparação entre as escolas tradicional e ciclada
Josiane Tavares Diniz
A avaliação na educação fisica escolar : uma comparação entre as escolas tradicional e ciclada
Josiane Tavares Diniz
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra