Reflexões sobre a pratica do judo na educação infantil
Henrique Marques Mendonça
TCC
Português
TCC/UNICAMP M523r
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
97 p.
Orientador : Elaine Prodocimo
Trabalho de conclusao de curso (graduacao) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educacao Fisica
Resumo: O Judô não deve ser compreendido apenas por meio dos seus gestos técnicos e esportivos. É uma arte marcial, em que encontramos suas verdadeiras essências, representadas pelos princípios e filosofias que as sustentam, e que as tornam extremamente cativantes, para quem passa a conhecê-las mais...
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Resumo: O Judô não deve ser compreendido apenas por meio dos seus gestos técnicos e esportivos. É uma arte marcial, em que encontramos suas verdadeiras essências, representadas pelos princípios e filosofias que as sustentam, e que as tornam extremamente cativantes, para quem passa a conhecê-las mais profundamente. O Judô, originalmente, respeita os valores e as exigências que provêm do campo educativo e pode constituir, na atualidade, um meio significativo dentro do campo das pedagogias corporais. Seu interesse pelo educativo, converte o Judô em uma atividade que serve de meio para a formação das pessoas. O objetivo através desse estudo é refletir sobre o Judô como uma prática possível dentro da Educação Infantil e que respeite as necessidades da criança nessa faixa etária bem como os objetivos educacionais propostos neste espaço. Para tanto foi feito um estudo a partir de material bibliográfico e de uma experiência pessoal de ensino, a fim de também contribuir para uma ampliação dos estudos e discussões do Judô como prática pedagógica. O presente trabalho adotou uma metodologia exploratória utilizando-se de levantamento bibliográfico sobre os aspectos históricos do Judô, tratando do seu surgimento e os ideais propostos pelo seu criador, mestre Jigoro Kano, e também a respeito do Judô e a sua prática propriamente dita, trazendo características específicas dessa arte marcial. Ainda no levantamento bibliográfico, foi realizado um estudo sobre a Educação Física Infantil baseado no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e em autores que a compreendem a partir de uma abordagem cultural. Por fim, trago reflexões de minha própria prática como professor de Judô na Educação Infantil, dialogando com as discussões anteriores e levantando pontos importantes para a compreensão da mesma. Este trabalho também visa enfatizar a importância da formação em Educação Física para o professor que trabalha com o Judô escolar, acreditando que tal formação o auxiliará nas adaptações que devem ser feitas no programa de aulas para as crianças da Educação Infantil, respeitando as suas características e interesses. O que toma viável a inserção do Judô na Educação Infantil, dentro da abordagem aqui exposta e defendida. Visa também propor discussões e reflexões sobre as metodologias utilizadas pelos professores, otimizando inquietações quanto à postura e conduta em relação aos seus objetivos, os quais devem preocupar-se em proporcionar aos praticantes de Judô um desenvolvimento globalizado e não apenas físico-técnico, transformando-os não necessariamente em grandes campeões, mas em verdadeiros indivíduos
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Abstract: Judo should not be understood solely by means of its technical and sporting movements. It is a martial art, the true essence of which we find represented by the principles and philosophies that support it and that make it extremely captivating to those who get to know it more deeply. Judo...
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Abstract: Judo should not be understood solely by means of its technical and sporting movements. It is a martial art, the true essence of which we find represented by the principles and philosophies that support it and that make it extremely captivating to those who get to know it more deeply. Judo originally respects the values and demands of the educational field and can constitute, at present, a meaningful means within body pedagogy. The interest of judo in education converts it into an activity that is a means to people's formation. The objective of such a study is to reflect upon judo as a feasible practice within children education, which respects the child's needs in this age bracket as well as the educational objectives proposed in this field. As such, a study was made from bibliographical material and personal teaching experience in order to contribute to a widening of the study and the discussions about judo as a pedagogical practice. The present work adopted an exploratory methodology using bibliographical research of the historical aspects of judo, dealing with its appearance and the ideals proposed by its creator, Master Jigoro Kano, and also with respect to judo and its practice per se, raising specific characteristics of such a martial art. Still within its bibliographical research, a study was conducted about Physical Education for Children based on National Curricular Reference for Children Education (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil) and about authors who understand it through a cultural approach. Finally, I introduce some reflection of my own practice as a judo instructor at kindergarten, reflecting upon previous discussions and raising important points for the understanding of such a martial art. Such work is also aimed to emphasize the importance of Physical Education formation for teachers who work with judo at school, believing that such formation will help them with the adaptations to be made in class planning for children in Children Education, respecting their characteristics and interest s, which make judo insertion viable in Children Education within the approach exposed and defended herein, It also aims to propose some discussion and reflection on the methodologies used by teachers, optimizing their position and behaviour towards their goals, which should be concerned to provide those who practice judo with globalized development rather than physical-technical development, tuning them not necessarily into outstanding champions, but into real individuals
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