Role Playing Game (RPG) e educação fisica escolar : construindo uma historia em conjunto
Fabio Luis Diniz
TCC
Português
TCC/UNICAMP D585r
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
66 p.
Orientador : Elaine Prodocimo
Trabalho de conclusao de curso (graduacao) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educacao Fisica
Resumo: Estudo sobre a possível utilização do jogo de RPG (Role Playing Game) no contexto escolar, dentro das aulas de educação física. Conta com uma revisão da literatura que apresenta o conceito do jogo como uma construção de histórias na qual o jogador assume o papel de um personagem e, através...
Ver mais
Resumo: Estudo sobre a possível utilização do jogo de RPG (Role Playing Game) no contexto escolar, dentro das aulas de educação física. Conta com uma revisão da literatura que apresenta o conceito do jogo como uma construção de histórias na qual o jogador assume o papel de um personagem e, através de suas ações e decisões, é co-responsável pelos acontecimentos. Além disso, o estudo busca relacionar o RPG com um modelo teórico de educação construtivista, baseado nas idéias de Jean Piaget e desenvolvido por alguns autores como João Batista Freire (na área da Educação Física). A partir dessa relação, os alunos tomam-se jogadores na proposta de aplicação e o professor torna-se o mestre do jogo. Para uma exemplificação de possíveis situações, é apresentada uma experiência da proposta em uma escola pública de ensino fundamental. A partir da observação da experiência foi redigida uma análise crítica que buscou relacionar o que foi observado com as relações teóricas construídas no estudo. A pesquisa concluiu que a proposta é viável, alcançou os objetivos planejados dentro de um contexto educacional e proporcionou uma forma de trabalho inovadora e motivante para os alunos
Ver menos
Abstract: Study on the possible use of the game of RPG (Role Playing Game) in the pertaining to school context, inside of the classes of physical education. It counts on a revision of the literature that presents the concept o f the game as a construction of histories in which the player assumes the...
Ver mais
Abstract: Study on the possible use of the game of RPG (Role Playing Game) in the pertaining to school context, inside of the classes of physical education. It counts on a revision of the literature that presents the concept o f the game as a construction of histories in which the player assumes the role of a character and, through its action and decisions; it is co-responsible for the events. Moreover, the study searches to relate the RPG with a theoretical model of constructivist education, based in the ideas of Jean Piaget and developed for some authors as João Batista Freire (in the area of the Physical Education). From this relation, the students become players in the application proposal and the professor becomes the master of the game. For an example of possible situations, an experience of the proposal in a public school of basic education is presented. From the comment of the experience, a critical analysis was written, and it searched to relate what it was observed with the constructed theoretical relations in the study. The research concluded that the proposal is viable, reached the planned objectives inside of an educational context and provided a form of innovative and motivating work for the students
Ver menos
Role Playing Game (RPG) e educação fisica escolar : construindo uma historia em conjunto
Fabio Luis Diniz
Role Playing Game (RPG) e educação fisica escolar : construindo uma historia em conjunto
Fabio Luis Diniz
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra