A educação fisica que ensina e diverte
Roger Luiz Callegari
TCC
Português
TCC/UNICAMP C132e
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
139 p.
Orientador : Elaine Prodocimo
Trabalho de conclusao de curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educacao Fisica
Resumo: Muitos autores renomados da área de Educação Física já estudaram sobre as possibilidades dos jogos como conhecimento importante devido às suas várias contribuições. Porém poucos se preocuparam em oferecer uma proposta prática sobre como trabalhar tal conhecimento no âmbito escolar. Estudos...
Ver mais
Resumo: Muitos autores renomados da área de Educação Física já estudaram sobre as possibilidades dos jogos como conhecimento importante devido às suas várias contribuições. Porém poucos se preocuparam em oferecer uma proposta prática sobre como trabalhar tal conhecimento no âmbito escolar. Estudos sobre desenvolver jogos tradicionais nas aulas de Educação Física são ainda mais difíceis de serem encontrados. Esse estudo teve por objetivo analisar uma proposta de aula de Educação Física pautada nos jogos tradicionais, tentando solucionar problemas e procurando possibilidades para desenvolver este conteúdo, além da análise da percepção da criança sobre o conhecimento adquirido por meio dos jogos tradicionais praticados nas aulas de Educação Física Escolar. Participaram do estudo crianças da 2ª série do 1° grau, com idades entre 8-10 anos de ambos os gêneros, de uma escola pública. A abordagem metodológica utilizada foi à pesquisa-ação. Os dados foram coletados semanalmente em forma de relatórios para análise da proposta e de formas variadas, (desenhos, redação, roda de conversa transcrita e gravada) para a análise da percepção dos alunos, durante todo um semestre letivo. As formas de coleta de dados foram intercaladas ao longo do semestre. Com esse estudo verificamos que foi possível trabalhar aspectos indiretos como a reconstrução de jogos e possibilitar vivências mais ricas, com o auxílio dos jogos tradicionais, além de desenvolver uma visão crítica nas crianças ao estimular os alunos a compreenderem os jogos
Ver menos
Abstract: Many authors in Physical Education area have already published about great importance of games as an important subject due to their contributions. However, few studies have preoccupied about offering a practical propose about working it at school. Studies about developing traditional games...
Ver mais
Abstract: Many authors in Physical Education area have already published about great importance of games as an important subject due to their contributions. However, few studies have preoccupied about offering a practical propose about working it at school. Studies about developing traditional games in Physical Education classes are still more difficult to be found. The aim of this study was to analyse a proposal of Physical Education class based on popular games, trying to solve problems and looking for possibilities to develop this knowledge, moreover the analysis of the children perception about the knowledge acquired due to participation in games in Physical Education Classes. In this study had participated children of 2° grade of elementary school, aged between 8-10 years of both sorts. This work is based on the methodology of research-action. The data have been collected weekly in reports for analysis of the proposal and the analysis of the perception of the pupils using varied forms (drawings, transcribing, interviews weekly recorded and written), during all a period of learning semester. The forms of collection had been intercalated during the semester. With this work we verified that it was possible to work indirect aspects as the reconstruction of games and possibly achieve large experiences, using the traditional games, moreover the development of a critical sense in the children, stimulating the pupils to understand the essence of games
Ver menos
A educação fisica que ensina e diverte
Roger Luiz Callegari
A educação fisica que ensina e diverte
Roger Luiz Callegari
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra