Arte, circo e educação fisica
Mariana Rodrigues Maekawa
TCC
Português
TCC/UNICAMP M268a
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
74 p.
Orientador : Elaine Prodocimo
Trabalho de conclusao de curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Este trabalho expõe reflexões em torno das possíveis relações entre a arte, o circo e a educação física do ponto de vista de profissionais dessas áreas e que atuam com o circo. Inicialmente apresenta uma breve revisão bibliográfica a respeito da arte, mais especificamente da arte na escola,...
Ver mais
Resumo: Este trabalho expõe reflexões em torno das possíveis relações entre a arte, o circo e a educação física do ponto de vista de profissionais dessas áreas e que atuam com o circo. Inicialmente apresenta uma breve revisão bibliográfica a respeito da arte, mais especificamente da arte na escola, a partir da qual observamos as características gerais e o contexto em que ela se encontra e qual posição ela ocupa. Em seguida aborda o tema circo, em que há uma descrição do surgimento do circo, seguida da chegada do circo no Brasil e como apareceram as escolas de circo a partir das transformações no mundo circense. Com a abertura dessas escolas foi possível disseminar o conhecimento da arte circense e a partir dessa realidade levanta-se a proposta da existência do conteúdo circo dentro do âmbito educacional. Observa-se que dentro da escola de ensino regular é possível adequar esse conteúdo dentro das disciplinas tanto de educação física quanto de educação artística. O trabalho, em geral, voltou-se para o contexto educativo, com ênfase na escola por se tratar de uma pesquisa acadêmica em licenciatura e o foco ter sido priorizado nesta perspectiva, porém esta temática possui uma grande extensão de outras possibilidades além desta. Na seqüência foi realizada uma pesquisa qualitativa a partir de entrevistas com uma questão discursiva aberta. Foram entrevistados indivíduos dessas três áreas, arte, circo e educação física a fim de investigar a partir da percepção desses profissionais qual a relação que eles vêem entre elas. Observa-se que o corpo é tomado como o eixo central, uma vez que se caracteriza como um dos protagonistas nestas atividades. A razão de desenvolver um trabalho com essa temática é a de contribuir para o surgimento de um novo olhar partindo dessas três áreas do conhecimento e abrindo para a possibilidade de sinergia entre a arte, o circo e a educação física
Ver menos
Abstract: The reflex action around the possible relations around arts, circus and physical education from this professionals' point of view and the ones who work with circus is the aim of this project. As the beginning it shows a brief bibliography review about arts, specifically about the arts in...
Ver mais
Abstract: The reflex action around the possible relations around arts, circus and physical education from this professionals' point of view and the ones who work with circus is the aim of this project. As the beginning it shows a brief bibliography review about arts, specifically about the arts in schools, in which we can observe the general characteristics and the context its in, and which position it takes. Afterwards, circus as the theme dealt, where there's a description of the circus arise, right after the arrival of the circus in Brazil and how the circus school appeared from the "circus world" changing's. At the opening of the schools, spreading the knowledge of the art of the circus have become possible and from this reality on; the proposal of the circus context existence inside the education field has become possible. We have noticed that in high schools it was possible to fit this context even on physical education subjects or arts. The survey, in general, turned to the education context, stressing the school, because it sorts out as an academic research in an undergraduated course and the focus has been prioritized over this prism, therefore this theme has a great amount of other possibilities besides this one. Moving on, a qualitative research has been made from interviews which have one open-ended question. Individuals from these three fields have been interviewed, being: arts, circus and physical education in order to investigate from the perception of these professionals what is noticed in the relation among them. Its noticed that the body is taken as a primal basis, once it's named as one of the agents in these activities. The purpose in developing a research about this topic is to contribute to the beginning of a new look starting from three fields of knowledge in order to favor to the possibility of exchange among arts, circus and physical education
Ver menos
Ver menos
Arte, circo e educação fisica
Mariana Rodrigues Maekawa
Arte, circo e educação fisica
Mariana Rodrigues Maekawa
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra