A importância da historia do numero para o saber aprender significativamente a matematica
Ana Claudia de Arruda Leite
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP L536i
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
59f. : il.
Orientador: Anna Regina Lanner de Moura
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: No decorrer de minha prática docente no Ensino Fundamental há mais de treze anos na rede pública de Campinas e Hortolândia, e preocupada com a desmotivação dos alunos em relação à "matéria" matemática durante estes anos como educadora é que me perguntei: Como pedagogicamente poderia inverter...
Ver mais
Resumo: No decorrer de minha prática docente no Ensino Fundamental há mais de treze anos na rede pública de Campinas e Hortolândia, e preocupada com a desmotivação dos alunos em relação à "matéria" matemática durante estes anos como educadora é que me perguntei: Como pedagogicamente poderia inverter esta visão da matemática, já que ela é vista pelos alunos como um exercício exaustivo, mecânico, desprazeroso e que a sua não competência em realizá-la "corretamente" lhes causava um sentimento de fracasso? Diante dos problemas percebidos no decorrer de minha docência em relação á matemática e em busca da(s) resposta(s) para o meu questionamento, iniciei a minha pesquisa no ano de 2005 com 35 crianças entre 7 e 8 anos, que freqüentavam a segunda série do primeiro ciclo do
Ensino Fundamental da rede pública do município de Hortolândia, tendo por objetivo, além de diagnosticar as causas desta desmotivação através das respostas dadas pelos alunos, tanto na forma individual quanto na coletiva, era de buscar possiveis soluções para uma aprendizagem matemática motivadora e de grande significância para a vida dos educandos. Para isso a metodologia utilizada foi o levantamento de questões sobre o que a matemática significava para eles. A metodologia da pesquisa, também tinha a intenção de intervir nos conceitos desta visão desmotivadora da matemática utilizando como recursos perceptuais de aprendizagem "A história da invenção dos números naturais pelo homem". Por esta razão, contar-lhes a história real da invenção do sistema dos números naturais de maneira a sentirem-se construtores de conhecimento, onde estão inseridos social e historicamente, me serviria de ferramenta "interventora" para a mudança de conceitos sociais que lhes foram embutidos de forma massacrante, cruel e desmotivadora sobre o que era a matemática escolar e cotidiana e, por estarem ligados intrinsecamente com tal disciplina, ela só seria concebida como fonte de motivação, se fosse realmente entendida como finalidade e necessidade humana construida pelo pensar critico e transformador de vidas, não apenas pelos nossos descendentes, mas por eles mesmos. Alunos construtores de saberes e fazeres Ver menos
Ensino Fundamental da rede pública do município de Hortolândia, tendo por objetivo, além de diagnosticar as causas desta desmotivação através das respostas dadas pelos alunos, tanto na forma individual quanto na coletiva, era de buscar possiveis soluções para uma aprendizagem matemática motivadora e de grande significância para a vida dos educandos. Para isso a metodologia utilizada foi o levantamento de questões sobre o que a matemática significava para eles. A metodologia da pesquisa, também tinha a intenção de intervir nos conceitos desta visão desmotivadora da matemática utilizando como recursos perceptuais de aprendizagem "A história da invenção dos números naturais pelo homem". Por esta razão, contar-lhes a história real da invenção do sistema dos números naturais de maneira a sentirem-se construtores de conhecimento, onde estão inseridos social e historicamente, me serviria de ferramenta "interventora" para a mudança de conceitos sociais que lhes foram embutidos de forma massacrante, cruel e desmotivadora sobre o que era a matemática escolar e cotidiana e, por estarem ligados intrinsecamente com tal disciplina, ela só seria concebida como fonte de motivação, se fosse realmente entendida como finalidade e necessidade humana construida pelo pensar critico e transformador de vidas, não apenas pelos nossos descendentes, mas por eles mesmos. Alunos construtores de saberes e fazeres Ver menos
A importância da historia do numero para o saber aprender significativamente a matematica
Ana Claudia de Arruda Leite
A importância da historia do numero para o saber aprender significativamente a matematica
Ana Claudia de Arruda Leite
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra