A escola e o programa cuidar : para alem do protagonismo e do voluntariado
Rosana Cristina de Abreu
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP Ab86e
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
95 f. : il.
Orientador: Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Como professora coordenadora da EE José Maria Matosinho da rede estadual no Município de Campinas há 10 anos tenho observado que os alunos ao desenvolverem ações protagonistas e voluntárias na escola, criam uma nova concepção de aprendizagem, deixando o papel exclusivo de aprendizes em salas...
Ver mais
Resumo: Como professora coordenadora da EE José Maria Matosinho da rede estadual no Município de Campinas há 10 anos tenho observado que os alunos ao desenvolverem ações protagonistas e voluntárias na escola, criam uma nova concepção de aprendizagem, deixando o papel exclusivo de aprendizes em salas de aulas isoladas, com currículos fragmentados, se transformando em participantes das ações educativas, integralmente.Para esta pesquisa, além da observação direta no periodo de 2000 a 2006, foram consideradas escritas de 56 alunos de alunos de cursaram o Ensino Médio entre 2000 e 2003 que participaram dos grupos de projetos. Destes 56 alunos que escreveram em 2000, 33 permaneceram na escola até o término do Ensino Médio, no periodo diurno.Das análises feitas, podemos considerar que esta escola deixou de ser um sistema bancário de formação, ampliou sua ação, buscando a formação integral do aluno; percebeu a importância da interação entre aprendizagem e aluno e não somente aplicação de conteúdos, isto é, a formação do individuo baseada em ação pedagógica e conteúdos que sejam realmente necessários para o seu desenvolvimento integral, formando alunos protagonistas
Ver menos
A escola e o programa cuidar : para alem do protagonismo e do voluntariado
Rosana Cristina de Abreu
A escola e o programa cuidar : para alem do protagonismo e do voluntariado
Rosana Cristina de Abreu
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra