A constituição do professor pesquisador em sua pratica educativa
Samanta Romano
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP R662c
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
62 f.
Orientador: Maria Marcia Sigrist Malavazi
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este estudo aborda a formação do professor e a relação entre teoria e prática, mais precisamente, a questão da formação do professor como pesquisador, uma vez que esta é uma preocupação dos projetos de cursos de formação de professores, inclusive a do curso de pedagogia da Faculdade de...
Ver mais
Resumo: Este estudo aborda a formação do professor e a relação entre teoria e prática, mais precisamente, a questão da formação do professor como pesquisador, uma vez que esta é uma preocupação dos projetos de cursos de formação de professores, inclusive a do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Unicamp. Como se dá a formação do professor pesquisador no curso de pedagogia FE/Unicamp? Que condições eles encontram na prática educativa para poderem se constituir como pesquisadores? Dessa forma, o objetivo deste estudo está em verificar como o professor se constitui pesquisador na prática educativa, tomando como base os sujeitos formados no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Unicamp, considerando os conhecimentos adquiridos no curso e as condições de trabalho que o mesmo encontra na escola para o exercício de sua prática pedagógica. Quais condições os profissionais formados no curso de pedagogia da Unicamp encontram na escola para trabalhar e se constituírem na prática educativa como professor pesquisador? Qual é a relação que os mesmos fazem com as condições que eles encontram e os conhecimentos que ele adquiriram em sua formação? Como os conhecimentos transmitidos pelo curso de Pedagogia da Unicamp auxiliam o professor na constituição de pesquisador? Será que eles se sentem preparados para exercer os conhecimentos adquiridos pelo curso na prática? Optei pelos professores formados no curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Unicamp por este ser um curso que, baseado nas reformulações curriculares, tem seu currículo estruturado por eixos: relação teoria/prática, enunciada como trabalho, eixo articulador do currículo; formação teórica e sólida; dimensão política do currículo por meio do compromisso social e a democratização da escola, gestão democrática, concepção sócio-histórica do pedagogo
Ver menos
Abstract: Not informed
A constituição do professor pesquisador em sua pratica educativa
Samanta Romano
A constituição do professor pesquisador em sua pratica educativa
Samanta Romano
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra