A relação de reciprocidade entre a estagiaria e os sujeitos na escola : um processo de construção de conhecimento
Rachel Machado Coelho Oliveira
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP OL4r
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
36 f.
Orientador: Ana Lucia Guedes-Pinto
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
O presente estudo tem como objetivo apresentar o que as professoras pensam sobre a inclusão dos educandos com necessidades especiais nas salas do ensino regular. Iniciamos o trabalho com as concepções de deficiência atraves dos tempos, a influência destas concepções em nossa forma de ver as pessoas...
Ver mais
O presente estudo tem como objetivo apresentar o que as professoras pensam sobre a inclusão dos educandos com necessidades especiais nas salas do ensino regular. Iniciamos o trabalho com as concepções de deficiência atraves dos tempos, a influência destas concepções em nossa forma de ver as pessoas com deficiência, e como esse olhar interfere nas relações sociais que se estabelecem dentro e fora da escola. Os debates atuais sobre as formas de exclusão social e a tentativa da construção de uma sociedade para todos, uma sociedade inclusiva, são refletidos através de teóricos, tanto inclusivistas como os que vêem a inclusão corno um caminho a ser percorrido cautelosamente. Para ouvirmos aos professores e respondermos a questão fomos busca-los na Universidade, onde estão se titulando no terceiro grau, mais especificamente no curso Pefopex - Pedagogia da Unicamp. Foram distribuídos questionários as três turmas do curso,durante o segundo semestre de 2003. A partir da sistematização e da análise dos dados colhidos, organizamos as falas das professoras em categorias e entrelaçamos, quando possível, suas vozes, o que implicou em escutar as professoras e comentar essas falas em relação a posicionamentos teóricos. Desta forma pudemos inferir, dentro do universo pesquisado, o que pensam as professoras sobre a inclusão dos alunos cem necessidades especiais nas salas de ensine regular.
Ver menos
A relação de reciprocidade entre a estagiaria e os sujeitos na escola : um processo de construção de conhecimento
Rachel Machado Coelho Oliveira
A relação de reciprocidade entre a estagiaria e os sujeitos na escola : um processo de construção de conhecimento
Rachel Machado Coelho Oliveira
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra