Cultura corporal na educação infantil : reflexos para uma pratica transformadora
Priscila Guimaraes de Azevedo
TCC
Português
TCC/UNICAMP Az25c
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
36 p.
Orientador : Silvia Cristina Franco do Amaral
Trabalho de conclusao de curso (graduacao) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educacao Fisica
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal uma proposta de reflexão sobre escola, educação infantil, e Cultura Corporal. Essa reflexão dirige-se ao encontro de uma proposta de transformação da prática docente, da formação de cidadãos conscientes e capazes de refletir criticamente sobre a...
Ver mais
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal uma proposta de reflexão sobre escola, educação infantil, e Cultura Corporal. Essa reflexão dirige-se ao encontro de uma proposta de transformação da prática docente, da formação de cidadãos conscientes e capazes de refletir criticamente sobre a realidade. Todos esses importantes assuntos estão pensados, no decorrer do meu trabalho, de forma entrelaçada e de um modo que, como professores, sempre nos questionemos: Quais valores permeiam nossa prática cotidiana? Nesse trabalho de conclusão de curso utilizei como princípio metodológico a pesquisa descritiva. A pergunta que orientou essa reflexão foi: Qual a importância das práticas corporais na educação infantil pensando em uma educação transformadora? Para responder a essa questão, desenvolvi uma reflexão sobre a escola, como um lugar possível para transformação, com as contribuições de Antônio Gramsci; os pensamentos de Lev. S. Vygotsky trouxeram importante fonte teórica para que se estabelecesse a relação entre a criança pré - escolar e a cultura corporal; como fechamento do trabalho, procurei discutir como essas perspectivas estão relacionadas, sob meu olhar, a partir de um diálogo entre as idéias desenvolvidas pelos principais referenciais teóricos anteriormente citados
Ver menos
Abstract: This work has as objective main a proposal of reflection on School, Infantile Education, Physical Education and Corporal Culture. This reflection dirige it the meeting of a proposal of transformation of the practical professor, of the formation of citizens conscientious and capable to...
Ver mais
Abstract: This work has as objective main a proposal of reflection on School, Infantile Education, Physical Education and Corporal Culture. This reflection dirige it the meeting of a proposal of transformation of the practical professor, of the formation of citizens conscientious and capable to reflect criticamente on the reality that in them appears to the sights. All these important subjects are thought, in elapsing of my work, of interlaced form and a way that, as professors, always in question them: Which values permeiam daily practical ours? In this work of course conclusion I used as metodológico principle the research descritiva. A question that guided this reflection was: Which the importance of practical the corporal ones in the infantile education thinking about a transforming education? To answer to this question, I developed a reflection on the school, as a possible place for transformation, with the contributions of Antônio Gramsci; the thoughts of Lev. S. Vygotsky had brought important theoretical source so that the relation was established, and its relevance, between the corporal culture and the Infantile Education; e as closing of the work, I looked for to argue as these perspectives are related, under my look, with the ideas proposals for the authors of the workmanship "Methodology of Ensino of the Physical Education", where the critical-superadora boarding is developed
Ver menos
Cultura corporal na educação infantil : reflexos para uma pratica transformadora
Priscila Guimaraes de Azevedo
Cultura corporal na educação infantil : reflexos para uma pratica transformadora
Priscila Guimaraes de Azevedo
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra