Uma proposta metodologica para o ensino do handebol : estudo de caso com adolescentes do sexo feminino entre 13 e 15 anos
Carla Abrahão Verginelli
TCC
Português
TCC/UNICAMP V587e
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
74 p.
Orientador : Rafael Pombo Menezes
Trabalho de conclusao de curso (graduacao) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educacao Fisica
Resumo: O handebol é considerado um espot1e recente no Brasil. O incentivo para essa modalidade ainda não é suficiente para difundir sua prática nos clubes, nas escolas de esporte e nos meios de comunicação. Os métodos de ensino usados para o handebol não são baseados nas características de jogo dos...
Ver mais
Resumo: O handebol é considerado um espot1e recente no Brasil. O incentivo para essa modalidade ainda não é suficiente para difundir sua prática nos clubes, nas escolas de esporte e nos meios de comunicação. Os métodos de ensino usados para o handebol não são baseados nas características de jogo dos alunos, sendo utilizadas na maioria das vezes metodologias que não condizem com a realidade das crianças/jovens. Assim, toma-se necessária a investigação com o grupo para o desenvolvimento de uma metodologia específica, baseada nas correntes pedagógica de ensino dos jogos coletivos e nas características do público-alvo, tendo como objetivo que o aluno entenda a lógica do jogo e esteja preparado para as diversas situações que a modalidade apresenta. Neste trabalho, foram analisados catorze jovens do sexo feminino, com faixa etária entre 13 e 15 anos, submetidas a aulas semanais (duas vezes por semana) com duração aproximada de 90 a 120 minutos. As aulas contavam com atividades baseadas nos diversos jogos (adaptados, situacionais, lúdicos) e alguns exercícios analíticos. Duas filmagens dos jogos das alunas foram feitas, uma no início das aulas e outra após o método ser aplicado no grupo, para comparação e análise do método. Os jogos foram divididos em três tempos com diferentes sistemas defensivos. Na primeira filmagem o jogo foi classificado de acordo com Garganta (1998), as alunas apresentaram características da fase do jogo anárquico e da fase de descentração. Após as aulas e a segunda filmagem, foi observada uma estruturação no jogo com um progresso da tática das alunas. O jogo foi caracterizado na transição da fase de descentração para a fase de estruturação. As principais diferenças entre as duas filmagens foram em relação à organização defensiva, posicionamento ofensivo, ocupação dos espaços no ataque e comunicação. No sistema zonal 6:0 pode ser ressaltada a organização por zona da defesa, que teve algumas dificuldades na primeira filmagem. A metodologia aplicada atingiu os propósitos de um método que pretende desenvolver a compreensão da lógica do jogo por pm1e dos alunos, permitindo um progresso do jogo com um maior entendimento, raciocínio e organização tática
Ver menos
Abstract: Handball is considered a recent sport in Brazil. The incentive for that modality is not enough to diffuse its practice in the clubs, in the sport schools and in the communication means. The methods used for teaching handball are not based in the characteristics of the students' play, being...
Ver mais
Abstract: Handball is considered a recent sport in Brazil. The incentive for that modality is not enough to diffuse its practice in the clubs, in the sport schools and in the communication means. The methods used for teaching handball are not based in the characteristics of the students' play, being used methodologies that don't match with their reality most of the time. Like this, becomes necessary a investigation with the group for the development of a specific methodology, based on the pedagogic currents of teaching of the collective games and in the characteristics of the public objective, tends as objective that the student understands the logic of the game and be prepared for the several situations that the modality presents. In this work, fourteen young female were analyzed, with age group between 13 and 15 years, submitted to weekly classes (twice a week) with approximate duration from 90 to 120 minutes. The classes counted with activities based in the several games (adapted, situational and playful games) and some analytical exercises. Two filmings of the students' games were made, one in the beginning of the classes and other after the application o f the method in the group, for comparison and analysis o f the method. The games were divided in three times with different defensive systems. In the first filming the game was classified in agreement with Garganta (1998), the students presented characteristics of the phase of the anarchical game and of the decentralization stage. After the classes and the second filming, a struturation was observed in the game with a progress of the students' tactics. The game was characterized in the transition o f the decentralization stage for the struetming phase. The main differences among the two filmings were in relation to the defensive organization, offensive positioning, occupation of the spaces in the attack and communication. In the zonal system 6:0 the organization can be emphasized by area of the defense, that had some difficulties in the first filming. The applied methodology reached the purposes of a method that it intends to develop the understanding of the logic of the game on the part of the students, allowing a progress of the game with a larger understanding, reasoning and tactical organization
Ver menos
Uma proposta metodologica para o ensino do handebol : estudo de caso com adolescentes do sexo feminino entre 13 e 15 anos
Carla Abrahão Verginelli
Uma proposta metodologica para o ensino do handebol : estudo de caso com adolescentes do sexo feminino entre 13 e 15 anos
Carla Abrahão Verginelli
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra