Processo de construção de leitores : historias de mediação mal sucedidas
Mariana Pucca Araujo
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP Ar15p
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
91f.
Orientador: Sergio Antonio da Silva Leite
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
O presente trabalho descreve uma pesquisa relacionada a histórias de mediação, que envolvam o sujeito e a leitura, buscando identificar de que forma tais experiências puderam influenciar de maneira negativa na constituição do sujeito enquanto leitor. Buscou-se identificar, analisando a fala dos...
Ver mais
O presente trabalho descreve uma pesquisa relacionada a histórias de mediação, que envolvam o sujeito e a leitura, buscando identificar de que forma tais experiências puderam influenciar de maneira negativa na constituição do sujeito enquanto leitor. Buscou-se identificar, analisando a fala dos quatro sujeitos entrevistados, a função que os agentes mediadores - família, escola, amigos - desempenham no estabelecimento de uma relação negativa entre os sujeitos e a leitura. Em outras palavras, deu-se ênfase nos aspectos afetivos, presentes na narrativa das histórias de vida dos sujeitos, em que eles expressam, em falas repletas de sentimentos, sua aversão à leitura e de que forma este sentimento foi constituído. O referencial teórico é o da abordagem histórico - cultural do desenvolvimento humano, mais especificamente, as contribuições de Wallon e Vygotsky. Considera-se 0 sujeito enquanto ser ativo e complexo, constituído por dimensões cognitivas, motoras e afetivas - associadas entre si -, sendo que estas marcam as relações que o sujeito estabelece com os objetos culturais e com o mundo. Assume-se que, nas situações de mediação, está presente, além das dimensões cognitivas e motoras, a dimensão afetiva e que a qualidade da interação que se estabelece entre o sujeito e o objeto (leitura) é determinada pela natureza das relações que este vivenciou com os agentes mediadores da cultura. Optou-se pela metodologia qualitativa, pois, através dela, o fenômeno pode ser melhor caracterizado e entendido no contexto social em que está inserido. Através de entrevistas realizadas com jovens sujeitos, que já finalizaram ou estão por finalizar o Ensino Fundamental, buscou-se entender o processo de (des) construção dos sujeitos enquanto leitores, observando os dados coletados e tentando discutí-los a partir da base teórica adotada.
Ver menos
Processo de construção de leitores : historias de mediação mal sucedidas
Mariana Pucca Araujo
Processo de construção de leitores : historias de mediação mal sucedidas
Mariana Pucca Araujo
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra