Pedagogia do esporte e a iniciação ao tenis de campo : um estudo no municipio de Campinas
TCC
Português
TCC/UNICAMP B638p
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
39 p.
Orientador : Roberto Rodrigues Paes
Trabalho de conclusao de curso (graduacao) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educacao Fisica
Resumo: As conquistas de Gustavo Kuerten no cenário internacional do tênis fizeram com que houvesse maior divulgação do Tênis de Campo (TC) na mídia e, com isso, um aumento no número de interessados em praticar a modalidade. Segundo o site www.es.sebrae.com.br/noticias/, entre 1997 e 2003, o número...
Ver mais
Resumo: As conquistas de Gustavo Kuerten no cenário internacional do tênis fizeram com que houvesse maior divulgação do Tênis de Campo (TC) na mídia e, com isso, um aumento no número de interessados em praticar a modalidade. Segundo o site www.es.sebrae.com.br/noticias/, entre 1997 e 2003, o número de praticantes de TC duplicou no país e a maior parte era composta por crianças. Ou seja, é possível verificar-se a necessidade de estudos que investiguem o contexto pedagógico em que ocorre a iniciação ao TC. Esse estudo foi estruturado em quatro etapas: revisão bibliográfica sobre o tema da iniciação esportiva e da iniciação esportiva específica do TC; pesquisa de campo na qual foram observadas aulas para crianças de 7 a 12 anos e realizadas; entrevistas com os professores cujas aulas foram observadas. O objetivo dessa etapa foi verificar quais os conteúdos e os procedimentos pedagógicos desenvolvidos pelos professores. Os dados obtidos a partir da observação foram registrados em um diário de campo. O quarto momento desse estudo corresponde à análise desses dados. A fundamentação teórica dessa análise pautou-se nos conhecimentos obtidos na revisão bibliográfica. A partir dessa análise pôde-se constatar uma disparidade entre a proposta pedagógica utilizada nas aulas observadas e a proposta existente na literatura estudada. Isso ocorre, pois as aulas observadas baseiam-se em um modelo analítico, contestado pela literatura, uma vez que está baseado em atividades desvinculadas do contexto de jogo
Ver menos
Abstract: The accomplishments of Gustavo Kuerten in international tournaments of Tennis caused a significant divulgation of this sport in the media, therefore a larger number of person were interested in practicing this sport. According to the site www.es.sebrae.eom.br/noticias/, in the period...
Ver mais
Abstract: The accomplishments of Gustavo Kuerten in international tournaments of Tennis caused a significant divulgation of this sport in the media, therefore a larger number of person were interested in practicing this sport. According to the site www.es.sebrae.eom.br/noticias/, in the period between 1997 e 2003, the number of Tennis players doubled. And most part of these players was children. This situation indicates the need of studies that investigate the context in which this process of sport initiation takes place. This study is structured in four moments: bibliographical review about sport initiation in general and specifically in Tennis, a field research in witch were observed classes to children between the ages of 7 to 12 years and interviews with the teachers whose classes were observed. The purpose of this moment was to verify what were the pedagogical proposals developed by these teachers. The fourth moment of this study involves the analysis of the results obtained during the research. This analysis was based on the information obtained by the bibliographical review. By this analysis we found a contradiction between the pedagogical proposal present in the literature and the one we observed during the classes. This happens because the classes we observed were based in activities that had nothing to do with the tactical logic of the Tennis game
Ver menos
Pedagogia do esporte e a iniciação ao tenis de campo : um estudo no municipio de Campinas
Pedagogia do esporte e a iniciação ao tenis de campo : um estudo no municipio de Campinas
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra