A aprendizagem do adulto em iniciação a natação
Paula Roberta Silva
TCC
Português
TCC/UNICAMP Si38a
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
48 p.
Orientador: Orival Andries Junior
Trabalho de conclusao de curso (graduacao) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educacao Fisica
Resumo: O trabalho desenvolvido visou conhecer e descobrir se a ação do ensino-aprendizagem continua ocorrendo com o adulto após uma maturação motora que, de certa maneira, se estabilizou talvez devido a menos estímulos do que recebeu na infância (entretanto considero que somos ainda estimulados...
Ver mais
Resumo: O trabalho desenvolvido visou conhecer e descobrir se a ação do ensino-aprendizagem continua ocorrendo com o adulto após uma maturação motora que, de certa maneira, se estabilizou talvez devido a menos estímulos do que recebeu na infância (entretanto considero que somos ainda estimulados quando adultos). Esse trabalho buscou conscientizar o professor que o aluno adulto deve praticar novas atividades físicas o que o faz estar em constante desenvolvimento de suas capacidades, bem como perceber o momento em que o aprendizado é internalizado nele, e não relatar apenas como uma ação de reflexo, mas sim uma ação pensada, consciente, através de uma nova vivência corporal. A observação foi realizada com adultos participantes da iniciação à natação na atividade de extensão oferecida pela Faculdade de Educação Física (FEF) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), através do Projeto Treinando Natação (PTN). Os mesmos foram observados durante todo o processo de aprendizagem, sendo que em um momento inicial, primeira semana, a observadora tentou notar como eles respondiam ao primeiro contato com a prática e outro ao final da oitava semana. Foram observados o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos após o processo de ensino que foi o de adaptação ao meio e o ensino de nado crawl e o nado costas. Após essa observação analisou-se a relação, dentro do planejamento das aulas, da aprendizagem e desenvolvimento e se atingiram dentro da avaliação do observador a compreensão do porque fazer e a ação de executar o movimento. Como cada indivíduo tem uma história, está em constante mudança, pode decidir o que, como e quando fazer, só precisa ter essa percepção, não precisa se limitar pela idade biológica. Tornando o aluno consciente de sua prática corporal e aprendizagem. Conforme observação, através das atividades físicas, proporcionou ao adulto a consciência de sua prática corporal e aprendizagem
Ver menos
Abstract: The developed work aimed at to know and to discover if the action of the teach-learning after continues occurring with the adult a motor maturation that, in certain way, if it perhaps stabilized due to little stimulations from that it received in infancy (however I consider that still we...
Ver mais
Abstract: The developed work aimed at to know and to discover if the action of the teach-learning after continues occurring with the adult a motor maturation that, in certain way, if it perhaps stabilized due to little stimulations from that it received in infancy (however I consider that still we are stimulated when adult). This work searched to acquire knowledge the teacher who the adult pupil must practice new physical activities what he makes it to be in constant development of its capacities, as well as perceiving the moment where the learning is internalizid in it, and not only telling as an action of consequence, but yes a thought, conscientious action, through a new corporal experience. The comment was carried through with participant adults of the initiation to swimming in the activity of extension offered for the Faculdade de Educação Física (FEF) in the Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), through Projeto Treinando Natação (PTN). The same ones had been observed during all the learning process, being that at an initial moment, first week, the observing tried to notice as they answered to the first contact with the practical one and another one to the end of the eighth week. The development and learning of the pupils had been observed after the education process that was of adaptation to the way and the education of I swim crawl and it I swim coasts. After this comment analyzed it relation, inside of the planning of the lessons, of the learning and development and if they had inside reached of the evaluation of the observer the understanding of because to make and the action to execute the movement. As each individual has a history, it is in constant change, it can decide what, as and when make, it only needs to have this perception, does not need to limit itself for the biological age. Becoming the conscientious pupil of corporal practical its and learning. As comment, through the physical activities, provided to the adult the conscience of corporal practical its and learning
Ver menos
A aprendizagem do adulto em iniciação a natação
Paula Roberta Silva
A aprendizagem do adulto em iniciação a natação
Paula Roberta Silva
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra