A avaliação informal : observando a pratica pedagogica
Kathleen von Simson
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP Si58a
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
35 f. : il.
Orientador: Luiz Carlos de Freitas
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Constituiu objetivo central dessa pesquisa verificar, na prática pedagógica de uma determinada professora, num determinado período de ensino-aprendizagem, como ocorre a avaliação informal. Este estudo se caracteriza como sendo uma pesquisa qualitativa de natureza observacional, tendo por...
Ver mais
Resumo: Constituiu objetivo central dessa pesquisa verificar, na prática pedagógica de uma determinada professora, num determinado período de ensino-aprendizagem, como ocorre a avaliação informal. Este estudo se caracteriza como sendo uma pesquisa qualitativa de natureza observacional, tendo por objetivo realizar um estudo exploratório sobre avaliação informal dentro de uma sala de aula. Procura-se destacar as características principais do processo de avaliação informal. Os dados apresentados nesta pesquisa foram coletados exclusivamente por observação, e para isso utilizou-se uma pauta estruturada que permitiu registrar quando ocorrem os processos de avaliação informal e se são positivos ou negativos. A pauta foi elaborada e validada por STUARDO (2004) e avalia em que medida a professora observada apresenta oportunidades de desenvolvimento relevantes para os alunos, considerando aspectos, como por exemplo, características da professora, ambiente didático, conduta dos alunos, entre outros, o que nos possibilitou identificar os momentos em que ocorrem a avaliação informal. Este instrumento foi utilizado para observar aulas inteiras, num total de 32 horas, o que permitiu observar o padrão de utilização da avaliação informal. De acordo a análise dos dados, concluímos que a professora utiliza a avaliação informal, na maioria das vezes de forma positiva e os dados contrariam outros estudos como Freitas, 1995 onde a avaliação informal aparece predominantemente vinculada a situações que conduzem à quebra da auto-estima do aluno
Ver menos
Abstract: Not informed
A avaliação informal : observando a pratica pedagogica
Kathleen von Simson
A avaliação informal : observando a pratica pedagogica
Kathleen von Simson
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra