Praticas de leituras com livros de literatura na educação infantil
Elaine Cristina Barbosa
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP B234p
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
61 f.
Orientador: Norma Sandra de Almeida Ferreira
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A prática reflexiva nasce na análise do cotidiano, a partir de inquietações e questionamentos sobre o processo de ensino-aprendizagem que o professor toma como relevantes para a busca de interpretação de sua prática. O professor-pesquisador é, portanto, aquele que assume uma postura...
Ver mais
Resumo: A prática reflexiva nasce na análise do cotidiano, a partir de inquietações e questionamentos sobre o processo de ensino-aprendizagem que o professor toma como relevantes para a busca de interpretação de sua prática. O professor-pesquisador é, portanto, aquele que assume uma postura reflexiva diante de sua prática, e que busca fundamentação teórica a fim de interpretá-la e modificá-la. É aquele que vê no diálogo entre pesquisa e prática a possibilidade de transformar ambas, em vista de melhorar tanto a prática docente quanto sua própria prática de pesquisa. Tendo em vista as concepções de professor-pesquisador comprometido com sua práxis na direção de transformar a ação educativa em ação emancipatória e autônoma dentro da perspectiva de uma pesquisa-ação também comprometida com a melhora da prática educativa proposta por seus próprios agentes, definiu-se como objetivo do trabalhoapresentado compreender se e como a pesquisa realizada pelo professor, na escola, transforma sua prática cotidiana. Para a satisfação deste objetivo, foram entrevistados professores do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Campinas participantes de um projeto em parceria com a universidade. Em seguida, foram realizadas entrevistas recorrentes coletivas e, ao final, os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Este estudo permitiu uma maior compreensão das relações entre pesquisa e prática docentes, e pretende contribuir para o debate sobre formação de professores, reflexividade docente e pesquisa, residente na crença de que o conhecimento produzido pelo professor deve ser discutido, divulgado e valorizado, a fim de que se transformern práticas e concepções de pesquisa e de conhecimento pedagógico que não consideram a vivência, a experiência e o saber do professor
Ver menos
Resumo: Não informado
Praticas de leituras com livros de literatura na educação infantil
Elaine Cristina Barbosa
Praticas de leituras com livros de literatura na educação infantil
Elaine Cristina Barbosa
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra