A construção historica da concepção de infância
Vanessa Cristina Bonadia
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP B64c
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
104 f.
Orientador: Mara Regina Martins Jacomeli
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho tem como objetivos redimensionar e problematizar a atual concepção de infância e sua relação com 0 contexto histórico, social e pedagógico, partindo das análises de sua construção histórica, como criação da sociedade e sujeita a sofrer alterações conforme imposições sociais...
Ver mais
Resumo: Este trabalho tem como objetivos redimensionar e problematizar a atual concepção de infância e sua relação com 0 contexto histórico, social e pedagógico, partindo das análises de sua construção histórica, como criação da sociedade e sujeita a sofrer alterações conforme imposições sociais mais amplas. Inserida no movimento dinâmico das relações com a sociedade, pretende-se possibilitar uma reflexão de como se configura a infância no atual momento histórico e o papel da educação nessa relação. Por tratar-se de uma Revisão Bibliográfica acerca da concepção de infância, foram considerados os diversos autores que discutem a relação sociedade/história/ínfância/educação, sob diferentes aspectos e interpretações. A concepção de infância ao longo do tempo foi construida a partir do momento em que a percepção que os adultos tinham em relação às crianças foi alterada. Da indiferença - defendida por alguns autores e contestada por outros - a infância ganhou especificidades e de paparicada, paulatinamente chegou a ser amada. A concepção de infância que ai esta teve contribuições significativas advindas das alterações sofridas pela vida cotidiana, pelo público e o privado, pela estrutura familiar, o papel da mulher/mãe e do próprio amor materno, devido às mudanças do contexto historico e social. A infância constitui um recurso de dominação. Dominação esta, que se torna possível ao se conceder estatuto de individuo à criança e cuja escola, como espaço de disseminação, desempenha 0 papel de um de seus principais veículos
Ver menos
A construção historica da concepção de infância
Vanessa Cristina Bonadia
A construção historica da concepção de infância
Vanessa Cristina Bonadia
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra