Memoria : educação infantil na perspectiva da criança
Giselle Eliza de Carvalho Teixeira
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP T235m
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
64 f. : il.
Orientador: Maria Evelyna Pompeu do Nascimento
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho teve como objetivos reconhecer a criança como um sujeito social ativo, produtor de culturas através de suas representações sobre a Educação Infantil e analisar os depoimentos das crianças entre oito e nove anos de uma escola estadual do distrito de Barão Geraldo, percebendo...
Ver mais
Resumo: Este trabalho teve como objetivos reconhecer a criança como um sujeito social ativo, produtor de culturas através de suas representações sobre a Educação Infantil e analisar os depoimentos das crianças entre oito e nove anos de uma escola estadual do distrito de Barão Geraldo, percebendo suas sensações, impressões e concepções sobre a educação infantil. Para coletar as falas das crianças, escolhemos a entrevista semi estruturada, e desenvolvemos uma atividade com "caixas de memórias" inspirada no artigo de Fernandes e Park (2006). A "caixa de memória" possui objetos que possam ser suportes para disparar histórias sobre as experiências na educação infantil das crianças. Acredito ter alcançado os objetivos deste trabalho em dois aspectos relevantes. Primeiro por ter conseguido me comunicar com as crianças e ouvir suas sensações, lembranças e reconstituições do que para elas significam a Educação Infantil. Como segundo aspecto, refiro-me ao reconhecimento da criança como um sujeito social ativo, produtor de culturas através de suas representações sobre a Educação Infantil. Através das falas das crianças pude perceber como temos a oportunidade de nos aproximar mais deste grupo pouco conhecido pelos adultos, pois as falas das crianças mostraram suas manifestações culturais, que possuem características tão singulares, como o imaginário, a fantasia e o lúdico. Além disso, com o intuito de ouvir o que as crianças têm para nos dizer sobre a educação Infantil, este trabalho conseguiu abarcar a memória como uma possibilidade de estudo das culturas infantis, possibilitando um entendimento da construção de significados marcados pela fantasia e pelo lúdico, dentro dos diferentes tempos vivenciados pelas crianças desta pesquisa, mesmo que estes tempos estejam se misturando na fala das crianças, evidenciando a construção das identidades das mesmas, uma vez que a memória se modifica conforme os sujeitos vão mudando
Ver menos
Memoria : educação infantil na perspectiva da criança
Giselle Eliza de Carvalho Teixeira
Memoria : educação infantil na perspectiva da criança
Giselle Eliza de Carvalho Teixeira
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra