Politicas públicas para o ensino superior : analise do programa Universidade para Todos - PROUNI
Lucelia de Almeida Silva
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP Si38p
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
63 f.
Orientador: Vicente Rodriguez
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Nas últimas décadas o papel do Estado vem sendo reconfigurado. Os que acreditam na racionalidade do mercado e auto regulação das relações sociais pela livre iniciativa fizeram duras críticas ao papel do ¿Estado intervencionista¿. Os defensores dos princípio do neoliberalismo advogaram a...
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Resumo: Nas últimas décadas o papel do Estado vem sendo reconfigurado. Os que acreditam na racionalidade do mercado e auto regulação das relações sociais pela livre iniciativa fizeram duras críticas ao papel do ¿Estado intervencionista¿. Os defensores dos princípio do neoliberalismo advogaram a retomada do desenvolvimento econômico através da reforma do Estado. Por um lado se reafirma o valor do Estado democrático como âmbito natural da justiça e como instância estratégica de redistribuição de recursos; ao mesmo tempo ele é desmantelado em função do reforço do mercado, procurando a manutenção dos lucros. Em conseqüência as políticas públicas passaram a assumir uma nova configuração decorrente das mudanças no papel do Estado, políticas de centralização, diferenciação, diversificação institucional e, especialmente, de privatização da esfera pública passaram a reger a nova lógica das políticas públicas brasileiras. Os organismos intemacionais como o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e agências da Organização das Nações Unidas (ONU) tiveram um papel importante nos países em desenvolvimento in?uenciando as políticas destes. No Brasil no campo da educação de acordo com Dourado (2002) as influências desses organismos foi revigorada na década de 80, os organismos internacionais vincularam em seus documentos não só o processo de reestruturação e abertura das economias, como também difundiram o ideal de articulação da educação e produção do conhecimento por meio da privatização e mercantilização da educação
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