Praticas participativas na elicitação de requisitos para "database marketing"
Fernanda Regina Benhami dos Santos
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP Sa59p
[Participatory design techniques used in requirements elicitation for database marketing]
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
92p. : il.
Orientador: Maria Cecilia Calani Baranauskas
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação
Resumo: O uso de informações pelas organizações para criarem estratégias e estabelecerem longos relacionamentos com seus clientes, cria a necessidade da construção de um Database Marketing para dar suporte a estas iniciativas. Muitas estratégias deste tipo não foram bem sucedidas por não...
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Resumo: O uso de informações pelas organizações para criarem estratégias e estabelecerem longos relacionamentos com seus clientes, cria a necessidade da construção de um Database Marketing para dar suporte a estas iniciativas. Muitas estratégias deste tipo não foram bem sucedidas por não disponibilizarem dados e informações sobre seus clientes, que realmente fossem úteis para as análises realizadas. Este trabalho propõe uma abordagem que utiliza práticas participativas como Group Elicitation Method, BluePrint Mapping e PICTIVE para compor uma metodologia aplicada à fase de elicitação de requisitos, a fim de minimizar as falhas ocorridas nesta fase, que poderiam se propagar aos resultados esperados pelas organizações. Um estudo de caso demonstra o uso destas técnicas em conjunto com os comentários sobre os resultados obtidos apontando os pontos fortes e fracos, além da proposta de trabalhos futuros que podem ser realizados a partir dos resultados apontados
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Abstract: The use of information by organizations to define strategies and establish a long-term relationship with their customers, generates the need of having a Database Marketing to give support to those initiatives. Many of these strategies did not succeed because of a lack of data and...
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Abstract: The use of information by organizations to define strategies and establish a long-term relationship with their customers, generates the need of having a Database Marketing to give support to those initiatives. Many of these strategies did not succeed because of a lack of data and information about their customers, that were not available to be used in the analysis. This essay suggests an approach based on participatory design (PD) techniques such as Group Elicitation Method, BluePrint Mapping and PICTIVE to create a methodology applicable to the requirements elicitation phase, in order to minimize missing information that occurs regularly in this phase, and could be propagated to the results expected by organizations. A case study demonstrate the use of this methodology based on PD techniques with comments about results obtained, including a list of weak and strong points of this methodology, and also a proposal for future work that can be done based on the results listed herein
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