A classificação das afasias em questão : lugares de institucionalização e de questionamento
Monica Cristina Gandolfo
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP G152c
[The aphasia's classification in discuss: places of institucionalization and questioning]
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
187 p.
Orientador: Edwiges Maria Morato
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: O objetivo deste trabalho é problematizar as classificações das afasias de duas maneiras: 1) analisando a vigência da semiologia neurolingüística e suas implicações práticas; 2) avaliando lugares institucionais de preservação e questionamento da classificação das afasias sendo eles: a...
Ver mais
Resumo: O objetivo deste trabalho é problematizar as classificações das afasias de duas maneiras: 1) analisando a vigência da semiologia neurolingüística e suas implicações práticas; 2) avaliando lugares institucionais de preservação e questionamento da classificação das afasias sendo eles: a academia e clínica. O objetivo é entender sua vigência, a despeito das refutações de várias ordens e de várias evidências empíricas que a questionam. Faz parte deste trabalho colocar em foco os limites e alcances do método clínico, em relação ao entendimento teórico e à conduta terapêutica no campo da afasiologia. Assim, tendo em vista o discurso destes dois ambientes, o da academia e o da prática clínica (o metadiscurso científico clínico sobre a classificação), verificamos como é que uma lingüística não estruturalista, ou pós-estruturalista, tem se comportado em relação a semiologia das afasias. Admitindo que a teoria sócio-cognitiva é a que vai de acordo com a concepção de linguagem que considera a relação da língua e sua exterioridade como um fenômeno em construção, as bases explicativas dos fenômenos lingüísticos mudam e, consequentemente, muda a maneira de fazer ciência, o movimento das teorias das idéias, como, também, o método científico utilizado para se chegar a uma classificação das afasias de modo que, fazer ciência passa a se fundamentar em outras bases
Ver menos
Abstract: This work addresses aphasia classification in two ways: 1) by analysing the neurolinguistic semiology and its practical implications; 2) by assessing the role of academic and clinical institutions in preserving and questioning such classification. The purpose is to understand its...
Ver mais
Abstract: This work addresses aphasia classification in two ways: 1) by analysing the neurolinguistic semiology and its practical implications; 2) by assessing the role of academic and clinical institutions in preserving and questioning such classification. The purpose is to understand its persistence in spite of many refutations and empirical observations that have raised doubts about it. This work focuses on the limits of clinical methodology, as regards the theoretical understanding and therapeutic practive in aphasiology
Ver menos
Morato, Edwiges Maria, 1961-
Orientador
Silva, Anna Christina Bentes da, 1963-
Avaliador
Maia, Suzana Magalhães
Avaliador
Freitas, Margareth de Souza
Avaliador
A classificação das afasias em questão : lugares de institucionalização e de questionamento
Monica Cristina Gandolfo
A classificação das afasias em questão : lugares de institucionalização e de questionamento
Monica Cristina Gandolfo
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra