A construção dos tempos escolares : possibilidades e alternativas plurais
Claudia da Mota Daros Parente
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP P215c
[The construction of the pertaining to school times]
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
194p. : il.
Orientador: Jose Roberto Rus Perez
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente estudo analisa as diferentes interfaces dos tempos escolares, buscando desvendar algumas possibilidades e alternativas que emergem no seu processo de construção. A análise das categorias temporais considerou, dentre os principais elementos, sua construção sócio-histórica e...
Ver mais
Resumo: O presente estudo analisa as diferentes interfaces dos tempos escolares, buscando desvendar algumas possibilidades e alternativas que emergem no seu processo de construção. A análise das categorias temporais considerou, dentre os principais elementos, sua construção sócio-histórica e cultural, defendendo que os tempos escolares são construções realizadas, historicamente, por sujeitos e contextos específicos. Com base nisso, o estudo recorreu à análise das organizações temporais efetivadas no âmbito da política educacional formulada e implementada pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte e consolidada na Proposta Escola Plural, identificando as possibilidades e alternativas temporais construídas pelas escolas municipais. A partir disso, o estudo demonstra a viabilidade da disseminação de experiências plurais de organização dos tempos escolares, que tenham como foco os sujeitos da educação e seus tempos de vida
Ver menos
Abstract: This study aims at analyzing the different interfaces of school times, by trying to reveal some possibilities and alternative ways which come into view in their building process. The analysis of time categories took into consideration, among the main elements, their socialhistoric-cultural...
Ver mais
Abstract: This study aims at analyzing the different interfaces of school times, by trying to reveal some possibilities and alternative ways which come into view in their building process. The analysis of time categories took into consideration, among the main elements, their socialhistoric-cultural construction, by advocating that school times are constructions historically carried out by specific individuals and contexts. Considering this, the study analyzed the time organizations carried out under the educational policy formulated and implemented by the Education Department of the Municipality of Belo Horizonte and consolidated in the ¿Proposta Escola Plural¿ (¿Plural School Proposal¿), by identifying the possibilities and alternative ways constructed in the context of municipal schools. From this analysis, the study points out the feasibility of broadcasting plural experiences of organization of school times, with focus on the subjects of education and their life times
Ver menos
Rus Perez, José Roberto, 1956-
Orientador
Gentilini, João Augusto
Avaliador
Aguilar, Luis Enrique, 1958-
Avaliador
Giusta, Agnela da Silva
Avaliador
Arroyo, Miguel Gonzales
Avaliador
A construção dos tempos escolares : possibilidades e alternativas plurais
Claudia da Mota Daros Parente
A construção dos tempos escolares : possibilidades e alternativas plurais
Claudia da Mota Daros Parente
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra