Historias sobre lugares, historias fora de lugar? : os escritores e a literatura do sudoeste de Goias
Cintya Maria Costa Rodrigues
TESE
Português
T/UNICAMP R618h
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
254f. : il.
Orientador: Emilia Pietrafesa de Godoi
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Resumo: Este estudo debruça-se sobre uma vertente da literatura goiana, mais precisamente, sobre textos que trazem a referência do sudoeste de Goiás como espaço simbólico de reconhecida especificidade cultural, com o objetivo de compreender a construção desse espaço. As histórias dos lugares...
Ver mais
Resumo: Este estudo debruça-se sobre uma vertente da literatura goiana, mais precisamente, sobre textos que trazem a referência do sudoeste de Goiás como espaço simbólico de reconhecida especificidade cultural, com o objetivo de compreender a construção desse espaço. As histórias dos lugares sudoestinos são o conteúdo principal da literatura local focalizada aqui. Essas histórias e essa literatura constituem, os campos privilegiados da construção desses lugares. Nelas se pode verificar a inscrição do "sentido do próprio" e ver atuar, por meio de processos específicos da construção dos textos, um conjunto de relações dos sujeitos envolvidos, os escritores locais, nos espaços definidos por suas trajetórias e escrituras. A apreensão dos modos de construção dos lugares privilegiou os escritores que, em razão dos seus textos e através deles, bem como das relações que mantêm com os lugares, envolveram-se em processos de construção de referências culturais definidoras de seus espaços de vida e história. A construção do sudoeste de Goiás - objeto que se firmou para este trabalho -dimensionou, desde o princípio, um entrelaçamento entre os sujeitos, os seus textos e os lugares, e jogou com a possibilidade de um caminho de investigação definido pelas relações entre essas três dimensões como o mais apropriado para o entendimento dessa construção. Os capítulos definidos são fragmentos, unidos pela idéia de um constante entrelaçamento, cujo palco principal é um lugar histórico e social. Os dois textos escolhidos foram interpretados de forma contrapontual, isto é, dentro de uma perspectiva comparativa que considera os elementos estéticos e de conteúdo que surgem como diferenças significativas, com conseqüências para a visão dos lugares que cada texto constrói. A leitura em contraponto aqui realizada abarca a sugestão de Said (1995) de uma abordagem interpretativa que as analisa em conjunto, tratando-as de forma a não polarizá-las, mas, a entrelaçá-las por meio da tentativa de construção de visões, de imagens de cultura, de história e de sociedade. A interpretação dessa obras considerou as relações das narrativas com a cultura. A propósito desse aspecto, é possível dizer que a produção textual incorporada à análise traz a marca do Jugar e expressa um passado. A literatura, ao mesmo tempo em que faz circular essa marca, que também está inscrita na trajetória dos escritores, veicula a sua continuidade
Ver menos
Abstract: This study is about the Goiânia literature, definite exact, about texts that bring reference of the south west of Goiás as a symbolic space of the recognizable specificity culture with the goal to understand the build of this space. These histories and the literature are the patent fields...
Ver mais
Abstract: This study is about the Goiânia literature, definite exact, about texts that bring reference of the south west of Goiás as a symbolic space of the recognizable specificity culture with the goal to understand the build of this space. These histories and the literature are the patent fields of this place building. In the histories it is possible to identify the registration of the "own meaning" and see to act, through the specific process of the texts elaborations a relation group of the envolved people, the local writers, in definite spaces through their trajectories and contract. The apprehension of the building way of this places privileged the writers that in reason of their texts and through them, as well as the relation they keep with the places, they envolved in process of the building of the culture references that are definied of their spaces of life and history. The building of the south west of Goiás- object that firmed for this job- conducted since the start, a mix among the people, their texts and the places and played with the possibility of an investigation way defined for the relations among those three dimensions as the most appropriate to the understanding of this building. The defined chapters are fragments, joined for the idea of a constant union, whose the main scenery is a history and a social place. The two choosen texts were interpreted the contraposition, besides, in a comparison and the contents that appears as significatives differences, as a consequence to the view of the places that each text build. The reading in comparision here realizied has the suggest of Said (1995), of an interpretative view that it analyzied together treating them the way of not making them all together, but mix them through the experiment of the building of views, the culture images, the history and the society. The interpretation of this texts considered the relation of the narration with the culture. In purpose of the aspects, it is possible that the textual production incorporated the analysis bring the brand of the place and express the past. The literature, at the same lime that moves this brand, that is also registrated in the writers trajectory, shows its continuation
Ver menos
Godoi, Emília Pietrafesa de, 1960-
Orientador
Brandão, Carlos Rodrigues, 1940-2023
Avaliador
Woortmann, Ellen Fensterseifer
Avaliador
Pessoa, Jadir de Moraes
Avaliador
Lourenço, Fernando Antonio, 1955-
Avaliador
Historias sobre lugares, historias fora de lugar? : os escritores e a literatura do sudoeste de Goias
Cintya Maria Costa Rodrigues
Historias sobre lugares, historias fora de lugar? : os escritores e a literatura do sudoeste de Goias
Cintya Maria Costa Rodrigues
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra