Influencias politico-sociais na educação de jovens e adultos
Marcela Alegretti da Silva
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP Si38i
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
37 f.
Orientador: Sonia Giubilei
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: No ano de 2000 encerrou-se o prazo de dez anos para a erradicação do analfabetismo. Um acordo firmado entre diversos países participantes, inclusive o Brasil, da Conferência Mundial de Educação para Todos (Jontiem, Tailândia: março de 1990), os quais deveriam ter realizado esforços para...
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Resumo: No ano de 2000 encerrou-se o prazo de dez anos para a erradicação do analfabetismo. Um acordo firmado entre diversos países participantes, inclusive o Brasil, da Conferência Mundial de Educação para Todos (Jontiem, Tailândia: março de 1990), os quais deveriam ter realizado esforços para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Neste mesmo ano na Conferência Mundial de Educação, no Senegal foi criado um novo acordo, assinado também pelo Brasil que em 2015, entre outras metas prevê a cobertura das necessidades básicas de aprendizagem de jovens e
adultos. Como veremos ao longo do trabalho, a preocupação com a educação de jovens e adultos não e' uma preocupação recente. Mas foi se delineando ao longo dos anos, acompanhando as mudanças sociais, e consequentemente as suas exigências, ora também visando atender a objetivos específicos de determinado governo, como no período Militar. No entanto, a preocupação com a educação das pessoas adultas tende a cada vez mais ter mais notoriedade a medida em que, o mundo do trabalho está cada vez mais competitivo e saber ler e escrever "apenas" já não são suficiente e que estamos vivendo cada vez mais, num mundo cada vez mais letrado e isso se torna uma questão de sobrevivência.Ao considerarmos que o marco da história e o surgimento da escrita, pessoas que não possuem esta habilidade, de uma certa forma, estão na pré-história. O trabalho aborda a trajetória da escolarização de jovens e adultos no Brasil, desde a colônia até os dias de hoje. Comportando, para isso, os aspectos legais e sociais Ver menos
adultos. Como veremos ao longo do trabalho, a preocupação com a educação de jovens e adultos não e' uma preocupação recente. Mas foi se delineando ao longo dos anos, acompanhando as mudanças sociais, e consequentemente as suas exigências, ora também visando atender a objetivos específicos de determinado governo, como no período Militar. No entanto, a preocupação com a educação das pessoas adultas tende a cada vez mais ter mais notoriedade a medida em que, o mundo do trabalho está cada vez mais competitivo e saber ler e escrever "apenas" já não são suficiente e que estamos vivendo cada vez mais, num mundo cada vez mais letrado e isso se torna uma questão de sobrevivência.Ao considerarmos que o marco da história e o surgimento da escrita, pessoas que não possuem esta habilidade, de uma certa forma, estão na pré-história. O trabalho aborda a trajetória da escolarização de jovens e adultos no Brasil, desde a colônia até os dias de hoje. Comportando, para isso, os aspectos legais e sociais Ver menos
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