Projeto politico pedagogico em uma escola da rede estadual em Indaiatuba : a analise de sua concepção e viabilidade de execução no cotidiano escolar
Graziela Eliane Pepe
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP P391p
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
28f.
Orientador: Maria Marcia Sigristi Malavazi
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Partindo de uma retrospectiva das principais diretrizes da teoria educacional brasileira, desde o otimismo pedagógico até o Estado Gestor, buscou-se encontrar a realidade da escola pública brasileira. Com a eleição da escola como a instituição capaz de reverter ou minimizar a desigualdade...
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Partindo de uma retrospectiva das principais diretrizes da teoria educacional brasileira, desde o otimismo pedagógico até o Estado Gestor, buscou-se encontrar a realidade da escola pública brasileira. Com a eleição da escola como a instituição capaz de reverter ou minimizar a desigualdade sócio-econômica da atual sociedade, ela foi provida de leis e decretos que possibilitam a construção de sua autonomia e gestão democrática, dentro dos parâmetros nacionais avaIiativos. O Projeto Político-Pedagógico, como um destes documentos que visam à autonomia e gestão democrática, é a própria ação escolar com intencionalidade, fundamentada por princípio filosóficos, epistemológicos e pedagógicos. Com o objetivo central de avaliar o quanto este documento está presente nas relações pedagógicas do cotidiano escolar, nas práticas e afazeres pedagógicos dos profissionais, pretendeu-se analisar a concepção e execução do projeto político pedagógico, com base em seus objetivos e se estes foram ou não atingidos, em uma escola de Ensino Fundamental ll, no município de Indaiatuba. Para tanto, buscou-se observar os momentos coletivos dos profissionais da escola na construção de sua prática educativa (temas das reuniões pedagógicas) e a concepção de educação e ação dos profissionais (questionário e observação de atividades) para analisar o Projeto Político Pedagógico construído na escola. Com a análise do documento, constatou-se que este é pouco utilizado na unidade escolar, pois se encontra desatualizado (dados de 2003). Como o principal objetivo de priorizar ¿a construção do conhecimento através da interação das situações probiematizadoras, a de tomar o individuo crítico, autônomo, participativo e capaz de exercer a cio'adania¿ (Plano de Gestão, p. 6), o documento teoriza uma aprendizagem ativa, mas pratica um ensino passivo
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