Literatura infantil : uma analise sobre os valores e arte literaria
Vivian Cristina Leoni
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP L554L
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
65f.
Orientador:Ezequiel Theodoro da Silva
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
A literatura infantil, apesar de toda a sua contribuição do campo
artístico transitando entre atividades de construção, expressão e conhecimento;
em determinadas situações pode fazer com que o pequeno leitor seja
doutrinado por ideologias dominantes.
Ao fazermos o resgate histórico da literatura... Ver mais
artístico transitando entre atividades de construção, expressão e conhecimento;
em determinadas situações pode fazer com que o pequeno leitor seja
doutrinado por ideologias dominantes.
Ao fazermos o resgate histórico da literatura... Ver mais
A literatura infantil, apesar de toda a sua contribuição do campo
artístico transitando entre atividades de construção, expressão e conhecimento;
em determinadas situações pode fazer com que o pequeno leitor seja
doutrinado por ideologias dominantes.
Ao fazermos o resgate histórico da literatura infantil, podemos ver
que desde sua origem até as publicações anteriores à década de 1970, com
exceção de Monteiro Lobato em 1920, a arte era reduzida ao utilitarismo.
Percorrendo e diferenciando conceitos de valor, moral e ética, observamos
que, assim como a instituição escolar em vários momentos, a literatura infantil
foi utilizada como instrumento para a educação moral do indivíduo, transmitindo
de maneira coercitiva valores compatíveis com os grupos dominantes. Será
somente a partir da década de 1970 que vai começar a nascer, não eliminando
a anterior, mas colocando-a em crise, um movimento literário voltado à infância
no qual o princípio estético é o mais valorizado.
Assim, esta pesquisa visou verificar nas produções literárias infantis,
que se destacam no mercado atual, se está mais presente a característica
inicial da literatura infantil ou o princípio estético, observando como os valores
sociais são abordados. Ver menos
artístico transitando entre atividades de construção, expressão e conhecimento;
em determinadas situações pode fazer com que o pequeno leitor seja
doutrinado por ideologias dominantes.
Ao fazermos o resgate histórico da literatura infantil, podemos ver
que desde sua origem até as publicações anteriores à década de 1970, com
exceção de Monteiro Lobato em 1920, a arte era reduzida ao utilitarismo.
Percorrendo e diferenciando conceitos de valor, moral e ética, observamos
que, assim como a instituição escolar em vários momentos, a literatura infantil
foi utilizada como instrumento para a educação moral do indivíduo, transmitindo
de maneira coercitiva valores compatíveis com os grupos dominantes. Será
somente a partir da década de 1970 que vai começar a nascer, não eliminando
a anterior, mas colocando-a em crise, um movimento literário voltado à infância
no qual o princípio estético é o mais valorizado.
Assim, esta pesquisa visou verificar nas produções literárias infantis,
que se destacam no mercado atual, se está mais presente a característica
inicial da literatura infantil ou o princípio estético, observando como os valores
sociais são abordados. Ver menos
Literatura infantil : uma analise sobre os valores e arte literaria
Vivian Cristina Leoni
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