Construção da Pedagogia da Educação Infantil e a formação continuada e em serviço das professoras da Creche Area de Saude (CAS) - UNICAMP
Luciane Siqueira das Chagas
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP C346c
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
200 f.
Orientador: Ana Lucia Goulart de Faria
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A Constituição Federal de 1988 e a nova LDB (lei nº 9394/96) trouxeram
mudanças significativas para a educação das crianças de 0 a 6 anos no contexto nacional. Uma dessas mudanças diz. respeito a formação das profissionais docentes - agora professoras de Educação Infantil - que atuam nas... Ver mais Resumo: A Constituição Federal de 1988 e a nova LDB (lei nº 9394/96) trouxeram
mudanças significativas para a educação das crianças de 0 a 6 anos no contexto nacional. Uma dessas mudanças diz. respeito a formação das profissionais docentes - agora professoras de Educação Infantil - que atuam nas instituições dedicadas ao cuidado e educação das crianças nesta faixa etária. No entanto, pesquisas recentes afirmam que apenas a formação inicial (em nível medio, na modalidade Normal ou em nivel superior, no curso de Pedagogia) não tem dado conta da especificidade e da complexidade da Educação Infantil, sendo a formação em serviço efou continuada fortes aliadas ao processo de construçao da Pedagagia da Eduaaçao Infantil. A presente pesquisa consiste em um estuda de caso, cujo objetivo fai fazer um levantamento e analisar preliminarmente - a luz da construção da Pedagagia da Educaçao Infantil - as propostas de formação continuada e em serviço oferecidos na universidade, atraves dos Programas Educativos, da Faculdade de Educação e da própria Creche Área de Saúde (CAS-UNICAMP), as profissionais docentes desta última. Sendo assim, a coleta de dados foi feita atraves da observação da organização do espaço e do tempo, das práticas educativas e dos momentos de formação continuada, utilizando também questionários, entrevistas e documentos oficiais e não oficiais, tais como: anotações, registros fotográficos e filmagens. A bibliografia italiana, a qual entende a criança como sujeito de direitos, capaz de múltiplas relações, portadora de historia e produtora de cultura, e também a bibliografia especializada na área da Pedagogia da Educaçao Infantil, com destaque as pesquisas sobre as creches da UNICAMP, auxiliaram-me na análise de tais propostas. Observou-se, então, que a formação continuada - ou apenas formação em serviço, quando a formação inicial específica ainda não era uma exigência - oferecida na universidade e tambem pela Faculdade de Educação da Unicamp, vem transformando as práticas educativas das professoras da CAS, definindo a especificidade desse trabalho e contribuindo para a construção da Pedagogia da Educaçäo Infantil Ver menos
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mudanças significativas para a educação das crianças de 0 a 6 anos no contexto nacional. Uma dessas mudanças diz. respeito a formação das profissionais docentes - agora professoras de Educação Infantil - que atuam nas instituições dedicadas ao cuidado e educação das crianças nesta faixa etária. No entanto, pesquisas recentes afirmam que apenas a formação inicial (em nível medio, na modalidade Normal ou em nivel superior, no curso de Pedagogia) não tem dado conta da especificidade e da complexidade da Educação Infantil, sendo a formação em serviço efou continuada fortes aliadas ao processo de construçao da Pedagagia da Eduaaçao Infantil. A presente pesquisa consiste em um estuda de caso, cujo objetivo fai fazer um levantamento e analisar preliminarmente - a luz da construção da Pedagagia da Educaçao Infantil - as propostas de formação continuada e em serviço oferecidos na universidade, atraves dos Programas Educativos, da Faculdade de Educação e da própria Creche Área de Saúde (CAS-UNICAMP), as profissionais docentes desta última. Sendo assim, a coleta de dados foi feita atraves da observação da organização do espaço e do tempo, das práticas educativas e dos momentos de formação continuada, utilizando também questionários, entrevistas e documentos oficiais e não oficiais, tais como: anotações, registros fotográficos e filmagens. A bibliografia italiana, a qual entende a criança como sujeito de direitos, capaz de múltiplas relações, portadora de historia e produtora de cultura, e também a bibliografia especializada na área da Pedagogia da Educaçao Infantil, com destaque as pesquisas sobre as creches da UNICAMP, auxiliaram-me na análise de tais propostas. Observou-se, então, que a formação continuada - ou apenas formação em serviço, quando a formação inicial específica ainda não era uma exigência - oferecida na universidade e tambem pela Faculdade de Educação da Unicamp, vem transformando as práticas educativas das professoras da CAS, definindo a especificidade desse trabalho e contribuindo para a construção da Pedagogia da Educaçäo Infantil Ver menos
Construção da Pedagogia da Educação Infantil e a formação continuada e em serviço das professoras da Creche Area de Saude (CAS) - UNICAMP
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