Representações construidas por professores sobre o trabalho docente
Sheila Adriana Bissolati Camillo
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP C146r
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
124f.
Orientador: Aparecida Neri de Souza
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Análise das representações sobre a profissäo docente construídas pelas professoras ministram aulas nas quatro séries iniciais do Ensino Fundamental numa escola municipal da cidade de Vinhedo, no estado de São Paulo. As representações são compreendidas, nesta monografia, como elaborações mentais...
Ver mais
Análise das representações sobre a profissäo docente construídas pelas professoras ministram aulas nas quatro séries iniciais do Ensino Fundamental numa escola municipal da cidade de Vinhedo, no estado de São Paulo. As representações são compreendidas, nesta monografia, como elaborações mentais sobre as condições materiais e subjetivas de existência; e foram também analisadas a partir de sua perspectivas: as relações de gênero e a construção da pro?ssão, esta última aprendiz no movimento ambíguo entre a proletarização e a profissionalização. Os depoimento orais de quatro professoras que ministram aulas em séries diferentes - amostras; intencional - foram analisados buscando apreender as trajetórias de formação profissional, as relações entre o espaço privado (a casa e família) e o espaço público (escola); as trajetórias profissionais (como construíram suas carreiras ou percursos na docência), as condições de trabalho e as representações sobre a docência. A representações construídas se movem em duas direções, que por vezes parecen contraditórias, de um lado as precárias condições de trabalho (intensas jornadas de trabalho, baixos salários, espaços físicos inadequados, estudantes que parecem realizar uma trajetória de aprendizagem significativa) e de outro, um trabalho que » portador de sentido, pois se trata da formação de gerações para que possam se inseri nos espaços sociais. As representações também se movem entre as concepções formação destas jovens gerações, que ora privilegia os aspectos morais e disciplinador em detrimento da formação intelectual, ora privilegia a formação da cidadania com inserção social. Face a estas contradições o professor ora se move na direção de saída d profissão, ora de permanência na mesma
Ver menos
Representações construidas por professores sobre o trabalho docente
Sheila Adriana Bissolati Camillo
Representações construidas por professores sobre o trabalho docente
Sheila Adriana Bissolati Camillo
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra