Reinventando espacos na Educação Infantil : a construção da pedagogia da infancia na creche e na pre - escola de Hortolandia
Renata Coutinho Dodo da Silva
TCC
Português
TCC/UNICAMP Si38r
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
61f. : il.
Orientador: Ana Lucia Goulart de Faria
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Esta pesquisa aborda a organização do processo de reestruturação de uma creche comunitária do município de Hortolândia/SP para ser incorporada como creche e pré escola da rede municipal. O objetivo foi descrever todo o andamento deste processo e as reflexões que foram feitas para a apresentação da...
Ver mais
Esta pesquisa aborda a organização do processo de reestruturação de uma creche comunitária do município de Hortolândia/SP para ser incorporada como creche e pré escola da rede municipal. O objetivo foi descrever todo o andamento deste processo e as reflexões que foram feitas para a apresentação da nova proposta de educação infantil, propondo a construção de uma instituição que valorize a infância e garanta o direito das crianças de viverem esta fase integralmente, como qualquer outra fase da vida. O enfoque do TCC foi na inovação da organização do espaço físico como um
revelador da pedagogia vigente e como espaço para garantir a construção da pedagogia da infância, contribuindo assim com as discussões sobre o espaço físico e os projetos de edificações no âmbito da educação infantil. A pesquisa também aponta, como ponto de partida para a construção da pedagogia da infância, a reorganização da proposta pedagógica e reflete também sobre a necessidade da formação das diversas profissionais da educação infantil, particularmente aquelas que trabalham indiretamente com as crianças: merendeiras, auxiliares de serviços gerais, secretárias, faxineiras, jardineiras ou jardineiros e porteiras ou porteiros. Ver menos
revelador da pedagogia vigente e como espaço para garantir a construção da pedagogia da infância, contribuindo assim com as discussões sobre o espaço físico e os projetos de edificações no âmbito da educação infantil. A pesquisa também aponta, como ponto de partida para a construção da pedagogia da infância, a reorganização da proposta pedagógica e reflete também sobre a necessidade da formação das diversas profissionais da educação infantil, particularmente aquelas que trabalham indiretamente com as crianças: merendeiras, auxiliares de serviços gerais, secretárias, faxineiras, jardineiras ou jardineiros e porteiras ou porteiros. Ver menos
Reinventando espacos na Educação Infantil : a construção da pedagogia da infancia na creche e na pre - escola de Hortolandia
Renata Coutinho Dodo da Silva
Reinventando espacos na Educação Infantil : a construção da pedagogia da infancia na creche e na pre - escola de Hortolandia
Renata Coutinho Dodo da Silva
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra