Normatização da Batterie D"Evaluation du Language oral de l'enfant aphasique
Karina Tamarozzi de Oliveira
TESE
Português
T/UNICAMP OL4n
[Standartization of the verbal Batterie d'evaluation du language of l'enfant aphasique]
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
203 p. : il.
Orientador: Silvia Maria Ciasca
Tese aguardando autorização para liberação do texto completo no Repositório da Produção Científica e Intelectual da UNICAMP
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas
Resumo: Apresentamos a Normatização da Batterie d¿evaluation du langage oral de l¿enfant aphasique (AGOSTINI, METZ-LUTZ, VAN-HOUT et al. 1998). Os objetivos deste trabalho foram: realizar a normatização da bateria citada em pré-escolares e descrever sua eficácia em crianças com desordens de...
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Resumo: Apresentamos a Normatização da Batterie d¿evaluation du langage oral de l¿enfant aphasique (AGOSTINI, METZ-LUTZ, VAN-HOUT et al. 1998). Os objetivos deste trabalho foram: realizar a normatização da bateria citada em pré-escolares e descrever sua eficácia em crianças com desordens de linguagem. Participaram deste estudo 310 crianças, com idades de 4,0 a 6 anos e 11 meses, escolaridade variando de Jardim I a Pré-primário, nível sócio econômico médio, com acuidade auditiva preservada. Os pré-escolares foram divididos em 2 grupos: Grupo Controle (GC), composto por 300 sujeitos, sem história de atraso ou distúrbio de linguagem, ausência de problemas físicos, comportamentais ou emocionais que prejudicasse a linguagem, divididos em 3 subgrupos, GC1 (4,0 a 4,11 anos) GC2, (5,0 a 5,11) GC3, (6,0 a 6,11) e Grupo Desordens de Linguagem (GDL), formado por 10 sujeitos com desordens de linguagem não adquiridas. Todos realizaram as provas verbais, como: fluência semântica, repetição de palavras e logatomas; nomeação de 38 substantivos e 7 verbos de ação, compreensão semântica e compreensão sintática. Os resultados mostraram uma progressão contínua no desempenho lingüístico da criança de 4 a 6 anos para as dimensões de expressão e compreensão da linguagem. Foram distribuídos por prova de acordo com as idades cronológicas e realizada análise estatística determinando os valores médios e os intervalos de confiança (95%) para cada faixa etária. As variáveis contínuas foram analisadas por estatística descritiva com valores de média, desvio padrão, valores mínimos, máximos e mediana. Observou-se que o desempenho nas provas aumentou seguindo os parâmetros de idade e escolaridade e na análise qualitativa da performance demonstrou a importância da valorização da individualidade e contexto sócio-econômico-cultural
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Abstract: We present the Normatização of the verbal Batterie d'evaluation du langage of l'enfant aphasique (AGOSTINI, METZ-LUTZ, VAN-HOUT et al. 1998). The objectives of this work had been: to carry through the normatização of the battery cited in preschool and describing its effectiveness in...
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Abstract: We present the Normatização of the verbal Batterie d'evaluation du langage of l'enfant aphasique (AGOSTINI, METZ-LUTZ, VAN-HOUT et al. 1998). The objectives of this work had been: to carry through the normatização of the battery cited in preschool and describing its effectiveness in children with language clutters. 310 children had participated of this study, with ages of 4,0 the 6.11 years, escolaridade varying of Garden I the Daily pay-elementary school, level average economic partner, with preserved auditory acuidade. The preschool ones had been divided in 2 groups: Group Control (GC), composition for 300 citizens, without history of delay or riot of language, absence of physical, mannering or emotional problems that harmed the language, divided in 3 sub-groups, GC1 (the 4,0 4.11 years) GC2, (5,0 the 5.11) GC3, (6,0 the 6.11) and Group Clutters of Linguagem (GDL), formed for 10 citizens with not acquired clutters of language. All had carried through the parol evidences, as: fluency semantics, repetition of words and logatomas; nomination of 38 substantives and 7 verbs of action, understanding semantics and syntactic understanding. The results had been distributed by test in accordance with the chronological ages and carried through analysis statistics determining the average values and the intervals reliable (95%) for each etária band. The continuous 0 variable had been analyzed by descriptive with values of average, minimum, maximum shunting line standard, values and medium statistics. It was observed that the performance in the tests increased following the age parameters and escolaridade and in the qualitative analysis of the performance demonstrated to the importance of the valuation of the individuality and partner-economic-cultural context
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Ciasca, Sylvia Maria, 1955-
Orientador
Vilanova, Luis Celso
Avaliador
Crenitte, Patricia Abreu Pinheiro
Avaliador
Normatização da Batterie D"Evaluation du Language oral de l'enfant aphasique
Karina Tamarozzi de Oliveira
Normatização da Batterie D"Evaluation du Language oral de l'enfant aphasique
Karina Tamarozzi de Oliveira
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