O sistema pronominal sujeito e objeto na aquisição do portugues europeu e do portugues brasileiro
Telma Moreira Vianna Magalhães
TESE
r d
T/UNICAMP M27s
[The subject and object pronominal system in European portuguese and Brazilian portuguese acquisition]
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
175p. : il.
Orientador: Charlotte Marie Chambelland Galves
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta tese insere-se no quadro da Teoria Gerativa, mais especificamente nos modelos de Princípios e Parâmetros (Chomsky, 1981 e seguintes). O objetivo deste trabalho é verificar como se desenvolve o sistema pronominal sujeito e objeto na aquisição do Português Europeu (PE) e do Português...
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Resumo: Esta tese insere-se no quadro da Teoria Gerativa, mais especificamente nos modelos de Princípios e Parâmetros (Chomsky, 1981 e seguintes). O objetivo deste trabalho é verificar como se desenvolve o sistema pronominal sujeito e objeto na aquisição do Português Europeu (PE) e do Português Brasileiro (PB). Para tanto, utilizou-se um corpus composto por 4 crianças (2 brasileiras e 2 portuguesas) com idade compreendida entre 1;9.0 e 3;0.0 anos. Apresenta-se uma descrição de como se desenvolve o sistema pronominal sujeito e objeto no período de aquisição dessas duas variedades do português, na tentativa de verificar as diferenças apontadas por várias pesquisas (Tarallo, 1993; Galves, 1986; 1987; 1998; Duarte, 1995), no que concerne ao aspecto sintático do uso de pronomes. Busca-se, também, verificar qual a relação entre o desenvolvimento do sistema pronominal e as opções paramétricas de cada língua.Os resultados dos dados de aquisição deste trabalho trazem evidências suplementares para as análises que propõem que as diferenças observadas entre as duas variedades derivam do fato de o PB ser uma língua orientada para tópico
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Abstract: This dissertation assumes the generative framework, notably, the Principles & Parameters model (Chomsky, 1981 and subsequent work). The main concern is on verifying the development of the subject and object pronominal systems in the acquisition of European Portuguese (EP) and Brazilian...
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Abstract: This dissertation assumes the generative framework, notably, the Principles & Parameters model (Chomsky, 1981 and subsequent work). The main concern is on verifying the development of the subject and object pronominal systems in the acquisition of European Portuguese (EP) and Brazilian Portuguese (BP), based on a corpus composed of data from 4 children (2 Brazilian ones and 2 Portuguese ones), age 1;9.0 to 3;0.0. The development of the subject and object pronominal system during the acquisitional period investigated is described for both variants aiming at verifying whether the main differences pointed out by various researchers (Tarallo, 1993; Galves, 1986; 1987; 1998; Duarte, 1995) in so far as syntactic aspects are considered in the use of pronouns are already detectable. The relationship between the development of the pronominal system and the parametric options of both languages are also considered. The results obtained support the view that the differences observed between both variants are derived from the fact that BP is a topic-oriented language
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Aberto
Galves, Charlotte, 1950-
Orientador
Simões, Luciene Juliano
Avaliador
Kato, Mary Aizawa, 1934-
Avaliador
Menuzzi, Sérgio de Moura, 1964-
Avaliador
O sistema pronominal sujeito e objeto na aquisição do portugues europeu e do portugues brasileiro
Telma Moreira Vianna Magalhães
O sistema pronominal sujeito e objeto na aquisição do portugues europeu e do portugues brasileiro
Telma Moreira Vianna Magalhães
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