O exame Celpe-Bras : reflexões teoricas para o professor de portugues para falantes de outras linguas
Meirelen Salviano Almeida Rodrigues
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP R618e
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
119 p. : il.
Orientador: Matilde Virginia Ricardi Scaramucci
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Este trabalho trata do conceito de efeito retroativo, através do qual pode-se propiciar mudanças benéficas, a médio e a longo prazos, no ensino de PFOL. Seu objetivo é oferecer reflexões teórico-didáticas para auxiliar os professores de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) a...
Ver mais
Resumo: Este trabalho trata do conceito de efeito retroativo, através do qual pode-se propiciar mudanças benéficas, a médio e a longo prazos, no ensino de PFOL. Seu objetivo é oferecer reflexões teórico-didáticas para auxiliar os professores de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) a prepararem seus alunos para o exame Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros ¿ variedade brasileira) e, conseqüentemente, contribuir para uma melhoria nesse ensino. A escolha desse exame em particular deve-se ao fato de que sua visão de linguagem (a de que saber uma língua é poder comunicar-se, sendo capaz de construir sentidos para agir no mundo) é uma visão firme teoricamente e condizente com o que há de mais atual na área de ensino/aprendizagem de línguas. Considerando-se o fato de que muitos professores não possuem uma formação adequada, não tendo conhecimentos suficientes para entender e trabalhar com essa nova visão de linguagem, faz-se necessário explicitar os conceitos norteadores do exame para que os professores possam, não só preparar bem seus alunos para o mesmo, como também ter a oportunidade de pensar em uma nova maneira de ensinar PFOL. Para alcançar esse objetivo, foi feita uma análise da fundamentação teórica do exame Celpe-Bras através de seu Manual do Candidato. A partir desses dados, explicitou-se a visão de linguagem que orienta o exame, procurando refletir de que maneiras tal visão pode ser entendida pelo professor de PFOL
Ver menos
Abstract: Not informed.
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi, 1951-
Orientador
Scaramucci, Matilde V. R., 1951-
Orientador
Doi, Elza Taeko, 1946-
Avaliador
Viana, Nelson
Avaliador
O exame Celpe-Bras : reflexões teoricas para o professor de portugues para falantes de outras linguas
Meirelen Salviano Almeida Rodrigues
O exame Celpe-Bras : reflexões teoricas para o professor de portugues para falantes de outras linguas
Meirelen Salviano Almeida Rodrigues
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra