Uma escola publica para aluno adulto : do fazer ao saber
Eliane Aparecida Torres
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP T636e
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
310 p.
Orientador: Sonia Giubilei
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esse trabalho apresenta uma visão do contexto nacional, inserindo o vezo internacional, procurando revelar o terreno onde emerge a Educação de Jovens e Adultos, como surgem e se fortalecem as ideologias, que favorecem concepções equivocadas ao longo da Educação Brasileira. A pesquisa...
Ver mais
Resumo: Esse trabalho apresenta uma visão do contexto nacional, inserindo o vezo internacional, procurando revelar o terreno onde emerge a Educação de Jovens e Adultos, como surgem e se fortalecem as ideologias, que favorecem concepções equivocadas ao longo da Educação Brasileira. A pesquisa empreendida em uma escola pública de educação básica do estado de São Paulo, exclusiva para jovens e adultos do ensino fundamental ¿ 2º segmento e do ensino médio, expôs por meio dos instrumentos metodológicos utilizados, pesquisa documental e entrevistas, as relações de ensino e as relações de aprendizagem que se modificam pelos sujeitos em ação na busca do conhecimento. As categorias de análise método/conteúdo e avaliação/objetivo nortearam categorias empíricas que constituíram o fazer, resignificaram o saber, qualificando a práxis pedagógica
Ver menos
Abstract: This research brings out different concepts and approaches regarding the Brazilian Education case and its historical development, following known international trends. It tries to reveal the field where Adult Education has been developed as well as the ideologically based concepts which...
Ver mais
Abstract: This research brings out different concepts and approaches regarding the Brazilian Education case and its historical development, following known international trends. It tries to reveal the field where Adult Education has been developed as well as the ideologically based concepts which has favoured ambiguous and misconstructed guidelines through Brazilian fundamental instruction. The survey which was developed in a chosen public high school in São Paulo state, restricted to Adult students, has tried to explain the relationship between teaching and learning and how it actually modifies the people who are engaged in a consequent action. The used methodological instruments were documental research and interview. The pedagogical labour was constructed according to every day practical activities as means of reaching well based knowledge achievements. Thus, the meaning of the intertwined fundamental elements of Education praxis, methodology/content and evaluation/goals, was reconsidered.
Ver menos
Giubilei, Sonia, 1938-2023
Orientador
Oliveira, Cleiton de, 1944-2021
Avaliador
Peluso, Teresa Cristina Loureiro
Avaliador
Borges, Zacarias Pereira, 1944-2023
Avaliador
Aguilar, Luis Enrique, 1958-
Avaliador
Braga, Alvaro Jose Pereira
Avaliador
Uma escola publica para aluno adulto : do fazer ao saber
Eliane Aparecida Torres
Uma escola publica para aluno adulto : do fazer ao saber
Eliane Aparecida Torres
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra