Avaliação participante de praticas educativas em como dispositivo de gestão e de educação permanente
Nayara Lucia Soares de Oliveira
TESE
Português
T/UNICAMP OL4a
[Participant evaluation on heath educational practices as a tool of permanent education and managing]
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
445 p. : il.
Orientador: Elizabeth de Leone de Monteiro Smeke
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas
Resumo: o presente estudo permitiu experimentar uma metodologia de avaliação participante, que enfocou práticas educativas em saúde desenvolvidas em 14 centros de saúde da Rede municipaldo SUS-Campinas(SP), durante a implantaçãodo Paidéia - Saúdeda Família. Com base nas propostas de Avaliação de 4a...
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Resumo: o presente estudo permitiu experimentar uma metodologia de avaliação participante, que enfocou práticas educativas em saúde desenvolvidas em 14 centros de saúde da Rede municipaldo SUS-Campinas(SP), durante a implantaçãodo Paidéia - Saúdeda Família. Com base nas propostas de Avaliação de 4a Geração de FURTADO (2001) e da Avaliação Emancipatória de SAUL (2001), foi construído com os grupos de interesse envolvidosusuários, profissionais e gestores-um processo avaliativo que subsidiasse o aprimoramento dessas práticas, bem como pretendeu-se identificar se elas contribuíram com as mudanças preconizadas pelas diretrizes adotadas. Supondo que os processos avaliativos têm como base a explicitação da intersubjetividade, efetivaram-se dispositivos grupais com esses três segmentos, conceituando as práticas educativas em saúde vivenciadas, identificando focos de interesse na avaliação, realizando a avaliação propriamente dita, a validação do processo, os debates sobre as considerações produzidas e propostas de aprimoramento das práticas educativas. Os fatores de qualidade de avaliação analisados (UCHIMURA e BOSI, 2002) foram condensados e correlacionados à clínica ampliada e ao processo de produção de saúde e doença, à participação popular e comunitária, ao papel dos agentes comunitários de saúde, à capacitação para mudança, à conceituação das práticas educativas em saúde, à construção compartilhada de conhecimento, à avaliação das práticas e à gestão, interferindo nas ações educativas em saúde experimentadas. Foram analisados também os limites da triangulação das informações qualitativas pelos dados quantitativos disponíveis, as repercussões indicadas pelos segmentos, bem como as dificuldades e as oportunidades criadas para sua continuidade. Foram detectados avanços significativos circunscritos aos envolvidos nas práticas, as quais, entretanto, pouco se colocaram como dispositivo de mudança da modelagem, uma vez que a gestão cotidiana dos Centros de Saúde pouco as priorizou como foco de atuação. Ao final, apontaram-se as contribuições da nossa opção metodológica, a avaliação participante, como dispositivo de Educação Permanente e Gestão, com vistas a apoiar a ampliação da capacidade avaliativa das ações dos profissionais de saúde em serviço
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Abstract: This paper presents the test on the methodology of participant evaluation, which has focused upon the health educational practices used by 14 health centers of the municipal network of SUS-Campinas (SP) during the Family Health Paideia implementation. The 4th FURTADO's Generation...
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Abstract: This paper presents the test on the methodology of participant evaluation, which has focused upon the health educational practices used by 14 health centers of the municipal network of SUS-Campinas (SP) during the Family Health Paideia implementation. The 4th FURTADO's Generation Evaluation (2001) and the SAUL's Emancipation Evaluation (2001) proposals were used as support to construct an evaluation procedure together the involved groups of interest - users, workers and managers. This evaluation procedure may subsidize improvement of those practices, as well as to identify whether they had contributed to implement the changes that were asked by the adopted directives. Supposing that the evaluation procedures were made on the basis of the intersubjectivity explicitness, those three groups of interest could conceive the lived health educational practices, identify focus in the evaluation and do the evaluation itself, validate the procedure, and discuss the considered opinions and the proposals to improve the educational practices.The analysed evaluation's quality factors (UCHIMURA and BOSI, 2002) were condensed and correlated with the broad clinical, the health and illness production process, the popular and community participation, the health community agents role, the enabling for the changes, the conceiving of the educational practices for health, the share construction of the knowledge, the evaluation of the practices and the managing interference in the experienced health educational practices. The limits of the triangulation of the qualitative information through the available quantitative data, the groups' indicated repercussions, as well as the rosen difficulties and opportunities to be continued were also analyzed. Finally, the methodological option was point out: the participant evaluation as a toei of Permanent Education and Managing, to support and enlarge the health professionals' evaluation capacity in action
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Smeke, Elizabeth de Leone Monteiro
Orientador
Stotz, Eduardo Navarro
Avaliador
Cecilio, Luiz Carlos de Oliveira, 1950-
Avaliador
Bosi, Maria Lucia Magalhães
Avaliador
L'Abbate, Solange, 1942-
Avaliador
Avaliação participante de praticas educativas em como dispositivo de gestão e de educação permanente
Nayara Lucia Soares de Oliveira
Avaliação participante de praticas educativas em como dispositivo de gestão e de educação permanente
Nayara Lucia Soares de Oliveira
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