O Banco Mundial e as politicas educacionais do Estado de Minas Gerais : o Programa de Capacitação de Professores (PROCAP) nos anos 90 - intervenção, consentimento e resistencia
Larisse Dias Pedrosa
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP P343b
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
189p. : il.
Orientador: Jose Luis Sanfelice
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O presente estudo tem como objeto de investigação aspectos relacionados à política do Programa de Capacitação de Professores (PROCAP) em Minas Gerais nos anos 90. A análise centra-se no processo de implementação do PROCAP, com o intuito de compreender os possíveis reflexos causados nas...
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Resumo: O presente estudo tem como objeto de investigação aspectos relacionados à política do Programa de Capacitação de Professores (PROCAP) em Minas Gerais nos anos 90. A análise centra-se no processo de implementação do PROCAP, com o intuito de compreender os possíveis reflexos causados nas áreas de aplicação. De acordo com o contexto sócio-político do objeto da pesquisa, parte-se dos seguintes aspectos: discurso explícito do Banco Mundial; condicionantes do financiamento de programas de qualidade para a educação pública no Brasil; discurso explícito do PROCAP que evidencia as relações com os condicionamentos do Banco Mundial; mudanças propostas pelo PROCAP no Estado de Minas Gerais; análise comparativa entre o parecer das instituições avaliadoras do Programa e a Carta dos Educadores publicada pelo Fórum Mineiro de Educação em Belo Horizonte, no ano de 1998. Evidencia-se uma política educacional de conflitos nos quais a intervenção, o consentimento e a resistência são constantes
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Abstract: The present study is object of ivestigaton are the features (aspects) concerning the policy of the Programa de Capacitação de Professores (PROCAP) [Teacher's Enhancement Program] in the State of Minas Gerais in the 90's. The analysis focus on the process of implementation of PROCAP,...
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Abstract: The present study is object of ivestigaton are the features (aspects) concerning the policy of the Programa de Capacitação de Professores (PROCAP) [Teacher's Enhancement Program] in the State of Minas Gerais in the 90's. The analysis focus on the process of implementation of PROCAP, aiming to understand the probable consequences at the application areas. In accordance to the social and political context of the object of research, we start from the following aspects: World Bank's open discourse; conditioning elements to finance the public education quality programs in Brazil, PROCAP's open discourse that shows the relations with the World Bank's conditions; changes proposed by the PROCAP in the State of Minas Gerais; comparative analysis between the Programs evaluating institutions' assesment and the Carta dos Educadores (Educators' Letter) published by the Forum Mineiro de Educação (Education Mineiro Forum) in Belo Horizonte, in 1998. It's evinced an educational policy made out of conflicts in wich intervention, approval and reistence are continuous
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Larisse Dias Pedrosa
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