A representação social da adolescencia e do adolescente e expectativas de pratica pedagogica de futuros professores
Mario Andrei Stein Coval
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP C837r
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
146 p. : il.
Orientador: Angela Fatima Soligo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar a representação social que licenciandos têm da adolescência e do adolescente e sua influência nas expectativas de prática pedagógica do futuro professor. Os dados foram obtidos através de questionário e analisados sob os referenciais da...
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Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar a representação social que licenciandos têm da adolescência e do adolescente e sua influência nas expectativas de prática pedagógica do futuro professor. Os dados foram obtidos através de questionário e analisados sob os referenciais da Análise de Conteúdo. Identificamos que para os futuros professores a adolescência parece ser representada como um período de transição para a idade adulta, um período em que a identidade está em formação. Vivendo esse período, considerado especial, pelos participantes, o adolescente é representado como rebelde, agressivo, instável, dependente, com grande necessidade de auto-afirmação, com tendência grupal e identidade em formação. Diante dessas representações, vimos que as expectativas de prática pedagógica apontam caminhos concretizados em alguns tipos de professor: o professor ¿bonzinho¿, o esperto, o super-competente e o autoritário, todos com o objetivo de controlar a adolescência e o comportamento adolescente. Um quinto tipo de professor apareceu muito discretamente: aquele que considera a adolescência como uma condição imposta pela sociedade e que foi e é construída histórica, cultural e socialmente, que nos indica uma mudança na prática docente. O quadro formado apresenta-nos expectativas bastante positivas de prática, mas, apesar disso, percebemos que estão profundamente marcadas por aquelas representações sociais de adolescência e adolescente, que são negativas
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Abstract: The present research had as objective to investigate the social representation that professors in initial formation has of the adolescence and of adolescent and the influence that in the expectations of practical pedagogical of the future professor. The data had been gotten through...
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Abstract: The present research had as objective to investigate the social representation that professors in initial formation has of the adolescence and of adolescent and the influence that in the expectations of practical pedagogical of the future professor. The data had been gotten through questionnaire and analyzed on the basis of the Analysis of Content. The research indict that for the futures professors the adolescence seems to be represented as a period of transistion for the adult age, a period when the identity is in formation. Living this period, considered special, for the participants, the adolescent is represented as rebellious, aggressive, unstable, dependent, with great auto-affirmation necessity, with group trend and identity in formation. Faced with of these representations, we saw that the expectations of practical pedagogical point ways materialize in some types of professor: the professor "well-disposed", the bad, super-competent and the authoritarian, all with the objective to control adolescence and the adolescent behavior. A fifth type of professor it appeared very discrete: that one that considers the adolescence as one condition imposed for society and that it was and it is constructed historical, cultural e socially, that in them it indicates a change in the practical professor. The formed picture it presents us sufficiently positive expectations of practical, but, despite this, we perceive that deeply they are marked by those social representations of adolescence and adolescent, that are negative
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Soligo, Ângela Fátima, 1956-
Orientador
Archangelo, Ana, 1965-
Avaliador
Salles, Leila Maria Ferreira
Avaliador
Brandão, Silvana Cardoso
Avaliador
Arantes, Valério José, 1949-
Avaliador
A representação social da adolescencia e do adolescente e expectativas de pratica pedagogica de futuros professores
Mario Andrei Stein Coval
A representação social da adolescencia e do adolescente e expectativas de pratica pedagogica de futuros professores
Mario Andrei Stein Coval
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