A reforma educacional do ensino medio no governo do Estado de São Paulo e os atuais desafios dos docentes
Gisiley Paulim Zucco Piolli
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP P658r
Campinas, SP : [s.n.], 2006.
225p. : il.
Orientador: Vicente Rodriguez
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Esta dissertação analisa as contradições entre o que os documentos legais expressam, sobre as exigências para melhor desempenho da educação, e a realidade constatada através das entrevistas com docentes do ensino médio das escolas públicas do Estado de São Paulo. Para isso foi preciso...
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Resumo: Esta dissertação analisa as contradições entre o que os documentos legais expressam, sobre as exigências para melhor desempenho da educação, e a realidade constatada através das entrevistas com docentes do ensino médio das escolas públicas do Estado de São Paulo. Para isso foi preciso entender o discurso oficial divulgado como forma de dominação por reforçar a idéia de existir um saber mais desenvolvido e científico, desqualificando os saberes anteriores argumentando ¿não atender mais as características consideradas inerentes à atividade docente.¿ O que deixa claro a luta entre uma lógica que estava em vigor e outra que deseja se impor. Para explicitar essa relação de dominação foi utilizada tanto a análise das entrevistas dos docentes, como dados estatísticos oficiais para referendar as afirmações destes, no que diz respeito as atuais condições de trabalho que enfrentam. Tudo isso para demonstrar os reais interesses dominantes, assim como as dimensões da luta que os docentes devem promover para garantir uma educação pública, de qualidade e igualitária para todos
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Abstract: This dissertation analyzes the contradictions between what the legal documents states on the demands for better performance of the education and the reality verified through the interviews with teachers of the secondary school of the public schools of the State of São Paulo. For that it...
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Abstract: This dissertation analyzes the contradictions between what the legal documents states on the demands for better performance of the education and the reality verified through the interviews with teachers of the secondary school of the public schools of the State of São Paulo. For that it was necessary to understand the official discourse made public as a way of dominance by reinforcing the idea of existing a knowledge more developed and scientific in contraposition to a previous one, which is disqualified under the argument ¿not answer anymore the characteristics considered inherent to the educational activity.¿ This makes clear the fight between a logic that was in force and another one that intends to be dominant. In order to explicit this dominance relationship was used both the analysis of the teachers interviews as official data statistics to countersign the statements of the teachers concerning the current work conditions they live in. All of this to demonstrate the real dominant interests, as well as the dimensions of the fight that the teachers should promote to guarantee an equalitarian public education of quality for all
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