Autonomia em sala de aula - a posição do aluno e do professor : relato de uma experiencia
Lucimar dos Santos
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP Sa59a
Campinas, SP : [s.n.], 2002.
45 f.
Orientador : Guilherme do Val Toledo Prado
Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Ao vivenciar a disciplina Estágio Supervisionado II, de cunho obrigatorio no quarto semestre do curso dc pedagogia, nesta instituição, eu e minha colega de classe, Daniela, tivemos a idéia de desenvolvermos juntas um trabalho com crianças de alguma escola pública em Campinas. Pensamos a...
Ver mais
Resumo: Ao vivenciar a disciplina Estágio Supervisionado II, de cunho obrigatorio no quarto semestre do curso dc pedagogia, nesta instituição, eu e minha colega de classe, Daniela, tivemos a idéia de desenvolvermos juntas um trabalho com crianças de alguma escola pública em Campinas. Pensamos a respeito e optamos por trabalhar algo que intruduzisse a educação artística em conjunto com outras áreas do conhecimento. Mas a importância e a existência desse trabalho se concretizam no ano seguinte, nos dois semestres de 2001, quando a prossora Vanessa, também nossa colega de classe, foi transferidada para a Escola Municipal Professora Clotilde Barraquet e nos conviou para trabalhar com ela. Surgiu, então, a idéia de trabalharmos com teatro de bonecos já que assim poderíamos desenvolver uma proposta engajada com várias áreas do conhecimento: Educação Artística, na própria confeccção dos bonecos; matemática e geografia, ao se depararem com noçoes de tamanho e espaço; literatura e interpretação, já que estaríamos intimamente ligados com a produção de textos. A aprendizagem é um processo e não um fim , portanto estamso constantemente aprendendo a ler e a escrever de maneiras diversas. Essas formas diferentes de leitura e escrita, que pretendíamos com o teatro de bonecos, poderiam, acreditpavamos assim, ajudar a desenvolver a criatividade, ajudar na busca de significados, podendo auxiliar no ato de ler e escrever um texto. A autora nos respalda nesta questão com esclarecedora visão a respeito desse processo: escrever não é somente reproduzir os traços da escrita, assim como ler não se refere apenas a compreensão de letras e palavras. Se admitirmos que há diferentes formas de leitura e escrita, como quando ocorre ao observarmos uma imagem ou uma representação teatral, por exemplo, a escrita e a leitura das letras e palavras não são fundamentais, ou melhor, únicos no que diz respeito à alfabetização.
Ver menos
Ver menos
Autonomia em sala de aula - a posição do aluno e do professor : relato de uma experiencia
Lucimar dos Santos
Autonomia em sala de aula - a posição do aluno e do professor : relato de uma experiencia
Lucimar dos Santos
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra