Inclusão escolar : pensamentos de professores
Adriana Lourenco
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP L934i
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
86 f.
Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A identidade social das pessoas portadoras de necessidades especiais é, acima de tudo, um conceito histórico, resultado da concepção dos grupos sociais, que, em diferentes momentos ao longo da história da humanidade, entenderam que algumas pessoas tinham características que não condiziam com...
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Resumo: A identidade social das pessoas portadoras de necessidades especiais é, acima de tudo, um conceito histórico, resultado da concepção dos grupos sociais, que, em diferentes momentos ao longo da história da humanidade, entenderam que algumas pessoas tinham características que não condiziam com as que a maioria das pessoas do meio possuíam. Da mesma forma, a segregação e os baixos resultados obtidos na educação dos deficientes também foram responsáveis pelo entendimento que a sociedade passou a ter sobre este tema, concebendo os portadores de necessidades especiais como indivíduos incapazes, que não têm condições de se responsabilizar por seus próprios atos e pela suas próprias vidas. A teoria histórico-cultural pode oferecer alguns subsídios para a discussão sobre a inclusão escolar de crianças portadoras de necessidades especiais: as funções psicológicas superiores são construídas nas práticas sociais, em momentos históricos e culturais determinados, sendo o desenvolvimento cognitivo construído no meio cultural, não podendo ser compreendido como um simples processo de maturação biológica, onde as capacidades e possibilidades dos seres humanos são prédeterminadas e universais. De acordo com estes pressupostos, os teóricos propõem que as capacidades individuais humanas não são puramente frutos da natureza, mas antes de mais nada, resultados das interações que 0 sujeito possui: é através destas interações que os indivíduos podem compensar suas dificuldades orgânicas. O indivíduo portador de necessidades especiais, portanto, constrói, a partir de suas interações com 0 meio no qual vive, recursos e habilidades culturais que compensam seus problemas. Assumindo estas concepções, temos elementos para inferir que a deficiência é, principalmente, um fenômeno construído histórica e socialmente. Nas escolas, as ações dentro da sala de aula, assim como as idéias que os docentes e os demais profissionais têm acerca da relação entre aprendizado e desenvolvimento humano, oferecem elementos para que um aluno portador de necessidades especiais tenha ressaltada, ou não, a sua limitação. Portanto, 0 alvo principal da educação deve ser a pessoa, e não o seu problema e a escola deve ser uma aliada na promoção do desenvolvimento da criança portadora de necessidades especiais. Levando em conta as considerações até aqui apresentadas o objetivo deste estudo foi identi¿icar, descrever e analisar 0 pensamento de professores de uma escola pública municipal acerca da inclusão e as implicações educacionais decorrentes deste modo de pensar. Este estudo foi realizado em uma escola pública municipal que tem um projeto apoiado pela Fapesp (Escola singular: ações pluraís -processo n° 03/ 13809-0), dentro da rubrica Ensino Público. Por meio de entrevistas com os professores de la. à 4a. séries do ensino fundamental , buscou-se ter acesso ao pensamento docente. Deste modo, com este estudo pretendeu-se contribuir com a efetivação do projeto maior, na direção de uma ação cada vez mais intencional e planejada, a partir da compreensão da significação que os professores possuem acerca da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, para que novos elementos sejam apresentados para uma re?exão mais crítica sobre a inclusão e os aspectos que devem ser contemplados para promovê-la
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