Motivação docente e trabalho colaborativo : analise de produções escritas de professores
Aline Martins Franco do Amaral
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP Am13m
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
76 f.
Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O tema da motivação vem sendo estudado na Psicologia já há algumas décadas, sendo uma parte fundamental para que se possam compreender aspectos da conduta humana. Da mesma forma, a investigação acerca da subjetividade do professor começa a receber atenção no âmbito da Psicologia do Ensino e...
Ver mais
Resumo: O tema da motivação vem sendo estudado na Psicologia já há algumas décadas, sendo uma parte fundamental para que se possam compreender aspectos da conduta humana. Da mesma forma, a investigação acerca da subjetividade do professor começa a receber atenção no âmbito da Psicologia do Ensino e a Motivação docente é um dos temas de grande relevância. O ser professor está, desta forma, intimamente ligado ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. Dentro do campo de pesquisas da formação de professores, o trabalho colaborativo é apontado como um instrumento eficiente no processo de reflexão do professor, pois permite que os professores trabalhando juntos, juntos, díalogando com seus problemas, possam encontrar soluções para os obstáculos que encontram tanto na sua prática pedagógica como 11a sua vida pessoal. Em conseqüência desta forma de trabalho, a motivação destes se mostra favorecida. O trabalho colaborativo enfocado neste trabalho é resultado de uma parceria estabelecida entre escola e universidade pública. Esta, por sua vez, tem origem em um grande eixo de discussão - o processo ensino-aprendizagem - aqui entendido como sendo composto por diversos atores (professores, alunos, especialistas, dirigentes, pais, funcionários, enfim, a comunidade escolar), num cenário especifico (estrutura, organização e funcionamento da escola), pelos conteúdos e estratégias de aula e de avaliação, bem como pelas metas noiteadoras do projeto pedagógico como um todo. Este trabalho com os professores vem sendo pautado tendo como pano de fundo a docente, sendo esta constituída, necessariamente, por discussões que busquem fundamentar teoricamente as tomadas de decisão cotidianas na direção de uma ação cada vez mais intencional e menos ingênua. Um grupo de professores com interesses comuns c idéias diferentes, constroem a partir da interação uns com os outros um momento de e trocas que geram ora sentimentos positivos no que concerne à motivação, ora sentimentos que não nos permitem visualizar pensamentos motivados. A partir deste tipo de parceria, foram promovidas reuniões semanais que se configuram como momentos de trabalho colaborativo, de duas horas de duração cada uma, buscando a promoção do desenvolvimento da reflexividade crítica dos membros da comunidade escolar. Nestas reuniões, ficou combinado que seria feito o registro coletivo das discussões ocorridas nestes Grupos de Trabalho (GTS), por meio de rodízio individual de relatos, cada membro do grupo faz o registro de uma reunião, cujo relato, na semana seguinte, é lido e aprovado por todos os participantes. Estes relatos constituem-se nos dados que foram analisados nesta pesquisa, que teve por objetivo identificar e analisar se, e como o trabalho colaborativo tem promovido a motivação docente. Dadas as caracteristicas do estudo, foi escolhida a Análise de Conteúdo
Ver menos
Motivação docente e trabalho colaborativo : analise de produções escritas de professores
Aline Martins Franco do Amaral
Motivação docente e trabalho colaborativo : analise de produções escritas de professores
Aline Martins Franco do Amaral
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra