O rap no ambito das pedagogias diferenciadas : aproximando os universos escolar e juvenil
Patricia Ferreira Rodrigues
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP R618r
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
64f.
Orientador: Elisa Angotti Kossovitch
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Mesmo após o aprofundamento dos estudos sobre as origens do fracasso escolar, os quais visam sua compreensão e superação, a escola ainda apresenta quadros de reprovação e evasão muito altos. A busca por práticas diferenciadas demonstra a insuficiência dos métodos tradicionais na resolução...
Ver mais
Resumo: Mesmo após o aprofundamento dos estudos sobre as origens do fracasso escolar, os quais visam sua compreensão e superação, a escola ainda apresenta quadros de reprovação e evasão muito altos. A busca por práticas diferenciadas demonstra a insuficiência dos métodos tradicionais na resolução dos problemas de indisciplina e de não aprendizagem, o que tem se tornado um consenso entre professores e estudantes. Diante deste quadro, a Educação Não-Formal aparece como uma referência no trato com o jovem educando, trabalhando paralelamente à escola com situações educacionais e abrindo espaço para a inserção do cotidiano juvenil em sua proposta. A experiência de trabalhar com o Rap veio da Educação Não- Formal e chegou até a escola no âmbito das pedagogias diferenciadas, como uma forma de valorizar a cultura do estudante e assim contribuir para seu processo de aprendizagem. Este trabalho pretende apresentar algumas destas experiências, situando o Rap como uma prática política e levantando a necessidade de desenvolver, junto a esta proposta de pedagogia diferenciada, mudanças no sistema estrutural e político da escola
Ver menos
O rap no ambito das pedagogias diferenciadas : aproximando os universos escolar e juvenil
Patricia Ferreira Rodrigues
O rap no ambito das pedagogias diferenciadas : aproximando os universos escolar e juvenil
Patricia Ferreira Rodrigues
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra