Problemas de aprendizagem : um estudo de caso
Giovana Aparecida Costa Oliveira Campos
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP C157p
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
92 f.
Orientador: Adriana Lia Friszman de Laplane
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo, estudar o fracasso escolar. O trabalho aborda a inclusão e os distúrbios de aprendizagem e analisa diferentes aspectos do problema. A metodologia inclui a pesquisa bibliográfica, estudo de caso, observação participante e entrevista. O referencial teórico...
Ver mais
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo, estudar o fracasso escolar. O trabalho aborda a inclusão e os distúrbios de aprendizagem e analisa diferentes aspectos do problema. A metodologia inclui a pesquisa bibliográfica, estudo de caso, observação participante e entrevista. O referencial teórico é constituído, dentre outros autores, pelas ideias de Vygotsky (1984), sobre o desenvolvimento humano. Para esse autor, embora o desenvolvimento dependa também de condições biológicas. é fundamentalmente cultural, pois se constitui nas relações sociais que o sujeito vivencia. Desse modo, o papel do outro é fortemente marcado nessa interpretação da formação do indivíduo. Se a escola tolerasse melhor às diferenças de ritmo, por exemplo, ela criaria ambientes mais favoráveis à diversidade e à aprendizagem de todos alunos. O nosso estudo revela que o fracasso do aluno é atribuído quase que somente a fatores extra-institucionais como a criança e seus distúrbios, sua familia, sua classe social ou contexto sócio-cultural. Os discursos médicos, psicológicos e sociológicos buscam naturalizar o fracasso como efeito intrínseco à vivência escolar. A escola não se pode limitar, com a sua metodologia, a preparar os mais dotados e a segregar os menos dotados. A escola não pode continuar a ser seletiva. A sua função é garantir apoio a todas as crianças, ou seja, a todos os futuros cidadãos. Para que todas as crianças consigam desenvolver seus estudos com dignidade e sucesso é preciso repensar a escola, conhecer e compreender como ela está organizada, e saber o que acontece com as crianças e professores no interior dela. Esta pesquisa foi reaiizada em uma classe de segunda serie do ensino fundamental, da rede municipal onde como professora e também a pesquisadora, meu objetivo principal foi estudar o fracasso escolar e suas implicações. O trabalho empírico, envolve um estudo de caso, com um aluno da classe. O interesse desta pesquisa, portanto, através do estudo de caso, foi analisar como um aluno de segunda série do ensino fundamental se constitui em relação ao fracasso escolar. A idéia é mostrar os modos de participação do aluno por meio das atividades, e como esse aluno é visto, por meio das entrevistas
Ver menos
Problemas de aprendizagem : um estudo de caso
Giovana Aparecida Costa Oliveira Campos
Problemas de aprendizagem : um estudo de caso
Giovana Aparecida Costa Oliveira Campos
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra