Avaliar para aprender : aprendendo avaliar
Juliana Miranda Valim
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP V238a
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
68f.
Orientador: Anna Regina Lanner de Moura
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A avaliação assume nas instituições educacionais um papel de destaque, associado à idéia de qualidade, que tanto pode favorecer ações classificatórias, centralizadoras, de exclusão, como possibilitar ações emancipatórias, de construção de relações democráticas e melhoria efetiva de qualidade...
Ver mais
Resumo: A avaliação assume nas instituições educacionais um papel de destaque, associado à idéia de qualidade, que tanto pode favorecer ações classificatórias, centralizadoras, de exclusão, como possibilitar ações emancipatórias, de construção de relações democráticas e melhoria efetiva de qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Dessa maneira, avaliar exige tomada de posição e decisão sobre critérios, métodos e formas de avaliar. Neste estudo enfatizo a avaliação formativa que engloba todas as dimensões da aprendizagem do aluno: cognitiva (ensinar a aprender), afetiva, psicomotora e, principalmente, um processo de ensino aprendizagem fundamental para o desenvolvimento de habilidades, estimulando a articulação entre saberes e competências, rea?rmando a aprendizagem como uma construção, onde ninguém melhor que o próprio aluno para dizer o que está aprendendo ou não. Escolhi este tema, devido as constantes mudanças no processo ensino-aprendizagem e, principalmente, os problemas na avaliação da aprendizagem escolar, pois acredito que esta seja uma janela pela qual pode-se entrar para conhecer a prática educativa com a finalidade de transformá-la. Acredito também que, a avaliação significa mudar o currículo, mudar a prática e mudar a própria concepção de escola
Ver menos
Avaliar para aprender : aprendendo avaliar
Juliana Miranda Valim
Avaliar para aprender : aprendendo avaliar
Juliana Miranda Valim
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra