Literatura : um prazer necessario ao homem - e as perspectivas da escola
Simone dos Santos
TCC
Português
TCC/UNICAMP Sa59L
Campinas, SP : [s.n.], 2005.
57f.
Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Este trabalho busca realizar uma reflexão acerca da literatura enquanto um prazer necessário à construção do ser humano e aponta perspectivas da escola em relação a seu papel nessa formação do homem. Para tal reflexão, foi usado como embasamento teórico a Teoria Crítica de Theodor Adorno, da Escola...
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Este trabalho busca realizar uma reflexão acerca da literatura enquanto um prazer necessário à construção do ser humano e aponta perspectivas da escola em relação a seu papel nessa formação do homem. Para tal reflexão, foi usado como embasamento teórico a Teoria Crítica de Theodor Adorno, da Escola de Frankfurt, as idéias da segunda etapa da produção teórica de Georges Snyders, quando defende a alegria na escola através da cultura elaborada, bem como idéias de Barthes e Antonio Candido sobre a função da literatura. Para aprofundamento da reflexão, cinco alunas de Pedagogia da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - disponibilizaram de si mesmas que foram produzidos na disciplina EP 356 - Literatura e Educação, em 2004, sob orientação do Prof. Dr. Ezequiel Theodoro da Silva, através do TELEDUC, um ambiente virtual de ensino à distância da UNICAMP. Num primeiro momento da monografia, é apresentado um quadro teórico cujo eixo central é a questão "Para que serve a literatura? Neste quadro teórico, a literatura é apresentada enquanto um ingrediente de formação do homem. Considerada uma Arte, a literatura é vista com uma função humanizadora que revela e possibilita a transformação do sujeito e, consequentemente, da sociedade.
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